Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
30/11/2012 08h50
CORAGEM

            O apóstolo Paulo tinha todos os motivos para perder a coragem, pois foi preso, acusado, enfrentou julgamentos e ameaças de morte. Não porque fosse criminoso, mas somente por falar sobre Jesus, do seu Evangelho. Foi o suficiente para arregimentar toda uma série de preconceitos, intolerância e tudo desabar sobre ele, inclusive na forma de pedradas que o deixou como morto em certa ocasião.

            Mas o Mestre que agora ele respeita, admira e divulga a mensagem, não o abandona. Em qualquer lugar que ele esteja o Mestre Jesus está perto, conforta, anima e mais ainda, dá novas tarefas! Isso se reflete nas cartas de encorajamento que Paulo escreve: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” (1Co 16,13), e também “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dEle, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo Evangelho, segundo o poder de Deus” (2Tm 1,7-8).

            A história de Paulo me serve como modelo, porém quanto longe estou do professor. Não é preciso nem lembrar que não sofro a metade das ameaças e padecimentos que ele sofreu, mesmo assim não faço a metade do que ele fazia. Nem a simples coragem de elaborar uma disciplina e cumprir com determinação, no conforto e segurança de minha casa, eu não consigo fazer. Quanto mais sair de peito aberto na comunidade e dizer o que penso a respeito de Deus, de Cristo, de Paulo e de tantos outros! Estou ainda muito longe da coragem de Paulo, de Francisco de Assis, de Gandhi da Índia, e tantos outros que demonstraram verdadeira coragem na defesa dos seus princípios e do que Deus havia colocado em suas consciências.

            Tenho examinado a minha consciência e também percebo que Deus colocou dentro dela uma missão para realizar, mas onde se encontra a coragem suficiente para fazer isso? O tempo está passando e logo mais estarei sendo chamado para a prestação de contas, o que deverei mostrar? Onde adquirir a coragem que me falta? Tenho que estabelecer de imediato a comunicação com o Mestre Jesus, Ele que está no comando de nossas ações, pode me dar as instruções necessárias. Tenho que ter a disciplina necessária para fazer isso acontecer!

Publicado por Sióstio de Lapa
em 30/11/2012 às 08h50
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.