Comprei um ventilador, um objeto simples, mas que acompanha um manual de instruções e a sugestão de que o devemos ler antes de usar. Fiquei a imaginar, se isso é orientado para o uso de objetos simples porque não deveria ser com muito maior ênfase para objetos mais complexos. Então eu pensei no corpo, não que seja um objeto, ele é formado por trilhões de células, de seres vivos que também lutam pela sua sobrevivência, deve ser tratado com a dignidade de um ser vivo. Mas, sabendo que o corpo é um instrumento do espírito, que devo o usar com cuidado e com ele aprender o que vim fazer aqui na terra, no mundo material, fiz logo a comparação com o diversos aparelhos que tenho à disposição e que possuem manual de instrução para a sua devida utilização. Assim, pensei que todos meus utilitários que o meu espírito usa para cumprir sua missão, o corpo é o mais complexo. No entanto não possuímos um manual de instruções para o seu uso. Como tenho formação na área biológica, vou fazer aqui um arremedo de Manual de Instruções para o uso adequado do corpo, como estímulo para ser para alguém fonte de inspiração para um trabalho mais completo.
O corpo tem uma diferença básica dos demais utilitários que o espírito usa na sua evolução, é um ser vivo e que também tem o seu próprio processo de evolução. Enquanto o espírito evolui na escala dos valores morais, o corpo evolui na escala da competência para ser mais eficiente que os outros na adaptação ao meio ambiente e na capacidade reprodutiva. Este é um ponto importante para o espírito saber e para depois não cumprir as necessidades evolutivas do corpo pensando ser as suas.
O corpo por ter a necessidade de se reproduzir para garantir a continuidade da vida, é formado nas condições de reprodutividade que no nosso caso humano é dividido no gênero feminino e masculino. Meu espírito não se reproduz, foi formado diretamente por Deus na forma simples e ignorante para evoluir com meus próprios esforços, ao longo dos tempos, usando os corpos que me são permitidos, assim como uso aqui na terra roupas apropriadas ao meu grau de desenvolvimento e as tarefas que vou realizar.
Devo saber todos os principais funcionamentos do corpo, como fazer sua manutenção e prevenção de doenças para um melhor uso no maior tempo possível. Devo saber que existem emoções que surgem a partir do trabalho organizado das diversas células, como é o caso da dor e do prazer, que fazem até de forma automática o afastamento ou a aproximação de determinadas situações. O prazer é a principal moeda que o corpo usa para que eu repita determinados comportamentos de seu máximo interesse, como a alimentação e o sexo. Meu espírito deve conter os impulsos do corpo para não exagerar na alimentação e no ato sexual.
Quanto ao sexo é importante que meu espírito saiba o que vai encontrar caso use o corpo masculino ou feminino. No corpo masculino eu vou sentir uma forte motivação vinda do inconsciente coletivo dos trilhões de células, para espalhar no ambiente feminino os milhões de espermatozoides que possuo e que estou produzindo continuamente. Devo conter esses impulsos para que não prejudique minhas parceiras femininas que tem em si outra estratégia.
No sexo feminino o espírito vai encontrar um corpo com forte motivação também vinda do inconsciente feminino de seus trilhões de células, para escolher das diversas opções masculinas que surgem a melhor, no sentido de garantir um macho com capacidade de lhe proporcionar recursos e companheirismo.
Essas são as linhas gerais que merecem ser conhecidas para que eu possa fazer uso do corpo com um menor risco de causar acidentes. Isso é só uma avaliação superficial que com certeza merece um maior aprofundamento, para que todos os espíritos que chegam aqui na terra saibam o que vão encontrar e como operacionalizar os diversos utensílios à sua disposição, principalmente o corpo humano.