Teilhard de Chardin, geopaleontólogo, estava familiarizado com as evidências geológicas e fósseis da evolução do planeta e da espécie humana. Como sacerdote cristão e católico, tinha consciência da necessidade de um metacristianismo que contribuísse para a sobrevivência do planeta e da humanidade sobre ele . No cerne da questão está a visão filosófica, teológica e mística de Teilhard de Chardin a respeito da evolução de todo o Universo, do caos primordial até o despertar da consciência humana sobre a Terra, estágio esse que, segundo ele, será seguido por uma Noogénese, a integração de todo o pensamento humano em uma única rede inteligente que acrescentará mais uma camada em volta da Terra: a Noosfera, que recobrirá toda a Biosfera Terrestre. A orientar todo esse processo, existe uma força que age a partir de dentro da matéria, que orienta a evolução em direcção a um ponto de convergência: o Ponto Ômega. Teilhard sustentava a ideia de um Panenteísmo cósmico: a crença de que Deus e o Universo mantém uma criativa e dinâmica relação de progressiva evolução.
Em função disso, o sacerdote católico aconselhava assim: “Confia plenamente em Deus que te quer perto dEle. Lembra que estás em suas mãos, fortemente seguro, quando te encontrares triste e caído. Vive feliz, vive em paz, que nada te altere, que nada seja capaz de tirar a paz do teu coração; nem o cansaço físico, nem tuas carências morais... Lembre-se que tudo o que te oprime e te oprime e te preocupa é falso, te asseguro, em nome das leis da vida e das promessas de Deus. Por isso, quando te sentires triste e aflito, adora e confia.”
Este conselho cala fundo em minha alma! Como também tenho um conhecimento acadêmico aprofundado, a integração de Deus com a Natureza para mim é muito coerente. Então, quando Teilhard de Chardin orienta para adorar e confiar em Deus, eu entendo com muita naturalidade, pois eu encontro Deus na Natureza, em tudo que está ao meu redor. Todos os obstáculos que encontro no caminho que escolhi, entendo que faz parte da vontade Deus, já que estou sintonizado com Ele e sempre esperando receber lições das mais diversas fontes, principalmente dos relacionamentos interpessoais, dos relacionamentos afetivos que formam o companheirismo, o nível de família na qual iremos nos inserir.