Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/12/2012 02h58
O NOME DE DEUS

            Alá, Buda, Krishna, Tupã, Jesus, Deus, jeová... Tantas quantas sejam as comunidades humanas. Tantos quanto são os nomes que encontramos para designar o Senhor da Vida, o arquiteto do universo, a mãe Natureza. Coube a mim nascer no Ocidente, num pais essencialmente cristão, cujo nome da divindade maior é Deus. Mas se eu tivesse nascido mais um entre os bilhões de orientais? Eu teria Krishna ou Buda como divindades maiores. Se eu tivesse nascido numa tribo de índios no Brasil? Teria como divindade a Tupã... e assim sucessivamente. Agora vem a pergunta: qual o grupo que está certo? Qual a divindade verdadeira e todas as outras falsas? A tendência é que eu reconheça a minha divindade como a verdadeira e todas as outras falsas. Mas vamos nos colocar na pele de um índio e ouvir de alguém que Deus que eu acredito é falso! Ou na  pele de um oriental, de ouvir alguém dizer que minha divindade milenar, muito mais antiga que o cristianismo, é uma divindade falsa, que a divindade verdadeira é aquela surgida na terra de Ur, que escolheu uma nação a partir de um patriarca, Abraão; que enviou para a terra o seu filho “único” para salvar a humanidade; que seus seguidores passaram a corrigir o mundo à força da espada com as Cruzadas ou com a força das fogueiras, nos julgamentos eclesiásticos...

            A confusão fica maior quando a divindade diz que todos somos irmãos, pois todos somos criação dEle, e que devemos amar ao próximo como se fossemos nós mesmos, pois no próximo também está a sua imagem e semelhança. E nós dizemos amar ao nosso Deus e ao mesmo tempo sou intolerante com o próximo que tem um outro nome para a divindade.

            Sei que existe um só Deus e que Ele criou e continua a amar qualquer espécie de sua natureza, inclusive nós. Não me incomoda ou fere os ouvidos que a divindade suprema seja chamada de outro nome que não seja Deus. sei que qualquer que seja o nome dado, é o mesmo nome que cultuo: Deus.

 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/12/2012 às 02h58
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.