Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
24/12/2012 20h44
É NATAL

            Hoje é o dia máximo da cristandade. Tudo envolto em forte simbolismo,amparado por alguns fatos reais. O nascimento de uma criança com toda a aureola de Messias, esperado como o salvador de toda uma raça que se mostrou em seguida o Salvador de toda a humanidade. Diversas correntes de pensamento passaram a interpretar de forma diferente o que Ele ensinou e daí o surgimento das diversas religiões cristãs. Todas consideram o Deus único, Pai do Messias e de todos nós. A principal lição que Ele nos deixou foi a de obedecer a Lei do Amor, representada na base pelo Amor Incondicional, e nos relacionamentos pelo comportamento de inclusão afetiva, evitando a exclusão egoísta. Infelizmente essas lições básicas do grande Mestre, ao qual tenho grande respeito e me considero seu discípulo, não são colocadas em prática. Podem até ser defendidas do alto dos púlpitos, dos palanques, mas quando chega a hora de a aplicar, somos inclinados a agir de acordo com o egoísmo que privilegia nossos parentes biológicos, nossos amigos e muitas vezes prejudicamos o próximo a quem não conhecemos.

            O simbolismo do Natal serve para que eu possa fazer uma profunda reflexão, relembrar as lições do Mestre, verificar o que eu entendi, o que consigo colocar em prática. Ter a humildade de aceitar as lições vindas de todas as fontes, já que a verdade não é apanágio de uma só pessoa. Devo respeitar o trabalho da Ciência na busca e interpretação dos fatos e assim mostrar uma verdade mais precisa. Devo evitar a prepotência de que sou o dono da verdade, ou os meus amigos, ou os meus parentes, ou meus concidadãos... a verdade pode estar na experiência de um simples analfabeto dentro de algum aspecto que o mesmo aprofundou suas atividades e interesse na vida.

            O simbolismo do Natal serve para reforçar o sentimento de humildade, de solidariedade, pois foi aquele menino nascido em uma manjedoura ao lado de animais e pastores, que influenciou tanto a humanidade que o tempo passou a ser contado a partir do seu nascimento, antes ou depois de Cristo. Suas lições, apesar de não serem praticadas pela maioria das pessoas,l, até mesmo pela maioria dos crentes, não deixam de ser defendidas em público.

            Aproveito o simbolismo desta data para reforçar os meus votos de discípulo, de estudar sua lição sobre a Lei do Amor e de procurar a colocar na prática, inclusive dentro da minha própria vida, nos meus relacionamentos. Mesmo que eu seja repudiado por causa disso, até mesmo por pessoas com muito amor, não posso tripudiar dos esforços do Mestre, de procurar aplicar suas lições.

            Sim, Mestre Jesus, podem tantos dizerem que não estás ao nosso lado, mas que um dia irás voltar... eu te vejo todo o dia na pele de um favelado, de um miserável, de um faminto, de um prisioneiro, de um hospitalizado... de um necessitado! Sei que estás ali à espera que eu aplique as lições que recebi. Sei que ainda não sou perfeito e que minhas notas não são as melhores, mas não sou um aluno displicente, Mestre, sei que devo me aplicar muito mais, e para isso peço ao Pai as forças necessárias.

            Mestre, não tenho mirra, ouro ou incenso para lhe presentear neste dia, mas lhe coloco aos seus pés a lembrança de uma velhinha que ajudei a atravessar a rua.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 24/12/2012 às 20h44
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.