João Nepomuceno nasceu em 1811 em Prachatitz, cidade da República Checa, sul da Boêmia, com população atual de 11.789 pessoas. Dizia que seus pais eram ótimos cristãos e que o pai lhe deu castigo severo quando criança por faltar a verdade. Daí em diante não mais faltou a verdade, o castigo foi salutar. Tinha grande amor pelos livros a ponto da mãe reclamar dizendo que era maluco pelos livros. Não fazia apenas ler, refletia e procurava aprofundar o que havia lido. Nos passeios levava sempre um livro à mão, não queria se sentir ocioso. Compreendia que era necessário a mortificação dos sentidos para se progredir na virtude e aos 16 anos alimentava-se só uma vez por dia, pela manhã e pela tarde alimentava-se com um simples pedaço de pão seco. No segundo ano do estudo da Teologia desenvolveu uma forte vocação de ser missionário na América do Norte e a partir desse momento não pensava em outra coisa.
Suas memórias revelam a seriedade com que procurava chegar à perfeição cristã, é comovedor o tom de humildade na acusação de suas mais insignificantes faltas. Dizia que era um solitário, que todos fugiam de si, os maus porque não concordava com seus planos e os bons porque procuravam os perfeitos.
Enfim começou o sacerdócio na América com muita dedicação aos pobres e necessitados até com a custa de sua saúde, e chegou a ser o Bispo de Filadélfia onde desenvolveu muita atenção a criação de escolas. A condição de Bispo não lhe tirou a dedicação do sacerdote. Morreu relativamente jovem, 48 anos, pelo excesso do trabalho realizado, morreu caminhando, ia ao correio despachar uma encomenda para um padre: foi o seu último gesto de caridade.
Tenho o mesmo gosto de Nepomuceno, posso ser considerado um devorador de livros, talvez mais do que ele, pela quantidade de livros que coloco em leitura, mesmo não tendo tanto tempo disponível para isso. Apesar de não ser adepto da mortificação dos sentidos para privilegiar o desenvolvimento das virtudes, também costumo fazer uma só refeição durante o dia, sem a ajuda dos pães que ele usava pela manha e a tarde. O que complica em mim é que quando tenho oportunidade como mais de três vezes ao dia e em grande quantidade. Tenho esse acordo com a gula, de deixá-la repremida algum tempo, mas logo que possível a deixar liberada. Isso não acontecia com Nepomuceno, era firme no controle da gula. Com relação ao distribuir da caridade e se oferecer até em sacrifício pessoal em função do próximo, não há comparação. O Bispo de Filadélfia tem muito mais estrutura caritativa, até mesmo em comparação com seus pares.