Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
07/01/2013 23h50
SÃO RAIMUNDO DE PEÑAFORT (1175-1275)

            Este humilde e douto frade, filho do nobre castelão de Peñafort, na Catalunha, sempre se esforçava para evitar honrarias e prestígios, mas nem sempre conseguia. Quando o papa Gregório IX comunicou sua intenção de nomeá-lo arcebispo de Tarragona, ficou tão consternado a ponto de cair gravemente enfermo.

            Aceitando o cargo de confessor do rei Tiago de Aragon, não titubeou em reprovar seu comportamento escandaloso numa expedição à ilha de Maiorca. Precisava voltar para Barcelona, mas devido a esse incidente o rei proibira a quem quer que fosse de transportá-lo em alguma embarcação. Raimundo respondeu: “O rei da terra pode impedir o uso dos recursos humanos, mas o rei do céu tem outros caminhos”.

            Caminhou na direção do mar, estendeu sua capa sobre a água e amarrou uma ponta numa vara para servir de vela. Em seguida, fazendo o sinal da cruz, pisou resoluto na capa e lançou-se no mar.

            Nesse novo tipo de embarcação navegou com tal rapidez que, em seis horas alcançou o porto de Barcelona, a sessenta léguas de Maiorca.

            Os que o viram chegar assim, receberam-no com aclamações jubilosas. Mas ele, recolhendo sua capa, dirigiu-se para o mosteiro, como se nada de extraordinário tivesse acontecido.

            Existe uma capela e uma torre no local onde se supõe tenha desembarcado, após viagem tão inédita quão incrível.

            Percebo no comportamento de São Raimundo uma ligação forte com Deus que o faz se esquivar de responsabilidades e honras materiais, mas ao mesmo tempo mostra firmeza no trato com os poderosos, quando observa afronta aos bons costumes que a Lei de Deus permite e orienta. Parece muito com o comportamento de El Cid, um herói espanhol profundamente religioso que empreende ferrenha batalha com os mouros alicerçado numa fé radiante e respeito humilde ao seu monarca, mas que fez esse jurar sobre uma bíblia que era inocente de ter mando matar seu irmão.

            É um exemplo a ser seguido.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/01/2013 às 23h50
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.