Chega um momento que sinto ser deslocado do mundo para outra esfera da vida, que mesmo continuando a viver na terra, já não pertenço a ela. É um sentimento que foi construído lentamente, estruturado em princípios éticos e morais fortes, mesmo que não aparentes ou não identificáveis, até mesmo por mim. O processo principal em que se desenvolveu essa transformação, esse arrebatamento, foi e continua sendo através de leituras.principalmente de livros espirituais. Gradativamente o meu interesse se deslocou de livros técnicos ligados a minha profissão para os livros espirituais ligados a compreensão de meus objetivos na terra. É tanto que mantenho como leitura diária cinco livros, todos espirituais. Procuro também habituar meu comportamento à práticas espirituais, como a prece e meditação, que reconheço como importantes para a evolução nesse campo. E continuo a receber informações e instruções dos livros para ampliar o grau de consciência de quem eu sou e quais meus objetivos na vida. Assim é que, voltei a ler um trecho da Bíblia por recomendação de outro livro, o qual reforça minha compreensão da condição de primogênito, da minha posição na vida frente ao Criador:
“O Senhor disse a Moisés: consagrar-me-ás todo primogênito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele será meu.” (Ex 13, 1-2)
Esse trecho é melhor explicado em seguida quando fala da Lei relativa aos primogênitos:
“Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como Ele jurou a ti e a teus pais, e te houver dado essa terra, consagrarás ao Senhor todo primogênito; mesmo os primogênitos de teus animais, os machos, serão do Senhor. Entretanto, resgatarás com um cordeiro todo primogênito do jumento; do contrário, quebrar-lhe-ás a nuca. Todo primogênito dos homens entre teus filhos, resgatá-lo-ás igualmente. E, quando teu filho te perguntar um dia o que isso significa, dir-lhe-ás: é que o Senhor nos tirou do Egito com sua mão poderosa, da casa da servidão. E, como o faraó se obstinasse em não nos deixar partir, o Senhor matou todos os primogênitos dos homens até os dos animais. Eis porque sacrifico ao Senhor todos os primogênitos machos dos animais, e devo resgatar todos os primogênitos entre meus filhos. Isso será como um sinal sobre tua mão e como uma marca entre teus olhos, porque foi pelo poder de sua mão que o Senhor nos tirou do Egito.” (Ex 13, 11-16)
O Senhor se refere naquela época ao povo eleito, aos israelitas. Com a vinda de Jesus Cristo e com sua autoridade sintonizada com o Pai, o povo eleito de Deus passa a ser quem acredita nEle e, principalmente, quem procura fazer a sua vontade. Nesse contexto, mesmo eu não sendo israelita, tenho a plena convicção de fazer parte do povo de Deus e desta forma estou submetido às suas ordens. Portanto, este trecho da Bíblia reforça minhas intenções de respeitar a Lei de Deus que está em minha consciência e cumprir a missão que Ele me determinou, até mesmo por cumprimento da ordem de nascimento no qual Ele me colocou no ventre de minha mãe.