A família franciscana é atraída pela pobreza e como seus membros não tem recursos acumulados, necessitam do auxílio mútuo dos irmãos, da fraternidade.
A família universal é atraída pelo amor incondicional e como não tem os seus membros relações exclusivas, necessitam do auxílio mútuo dos irmãos da fraternidade.
Dois tipos de famílias que se encontram na fraternidade, que é o ligante mais usado entre os cidadãos do Reino de Deus.
Dentro do mundo materialista as duas formas de famílias apresentadas são encaradas como anômalas. Uma baseada na pobreza e outra no amor incondicional, ambas capazes de dar a vida pelos irmãos, o que é impraticável no mundo materialista dominado pelo egoísmo.
A família franciscana já foi criada a partir de Assis, Itália, e disseminada pelo mundo todo. A família universal ensinada por Jesus, é anunciada como objetivo final do plano de Deus para nossos relacionamentos, mas ainda não conseguiu uma identidade na prática e a sua disseminação esclarecida como acontece com a família franciscana. A família universal também precisa de um foco motivador e disseminador como serviu Francisco no passado.
Deve partir de alguém que conseguiu limpar o coração de todos os resíduos do egoísmo, que obedeça fielmente a Lei do Amor, representada na base pelo “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” Alguém que não tema amar em todas as dimensões e níveis de profundidade, desde que mantenha sempre a ética cristã no seu comportamento, que não promova a exclusão de ninguém e que construa a fraternidade necessária entre todos que desejem participar da família universal.
Assim como a família franciscana tem o cuidado para que a vaidade ou o orgulho não vençam as dificuldades e carências da pobreza, a família universal deve ter cuidado para que o amor romântico com sua carga de ciúme e exclusivismo não sufoque o amor incondicional.
A fraternidade é um bom termômetro para a avaliação da saúde que deve existir nas duas formas de famílias, principalmente na família universal, pois está mais próxima dos valores do mundo materialista, como acumular capital e gerar filhos. Se não houver fraternidade entre os membros da família universal, a capacidade de trabalhar e de procriar vai criar barreiras intransponíveis que descaracteriza o cidadão que pretende ser membro do Reino de Deus.