Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/01/2013 01h01
TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA

            No Evangelho de João é citado um trecho que diz: Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar a respeito da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.

            A mensagem de João foi: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” Em outras palavras, o Messias chegaria e inauguraria seu domínio. A fim de estarem prontas para a sua chegada, as pessoas deveriam se arrepender e receber o batismo de arrependimento de João para o perdão dos seus pecados. Muitos responderam ao seu apelo. Confessando seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

            Observo que o objetivo final de toda essa movimentação é a formação do Reino dos céus e que para isso depende da transformação interna de cada um, de um novo renascer consciencial. Jesus é o principal fermento dessa movimentação, com seus ensinos e principalmente com seu exemplo. É considerado o governador espiritual do nosso planeta e todo aquele que adquire esse novo nascer se capacita a ser um dos seus súditos, um cidadão do Reino.

            Para tudo isso atingir uma massa crítica é necessário que haja número suficiente de consciências renascidas. Daí a importância de tantos profetas ao longo do tempo, sinalizando para que seja acatada a vontade de Deus e que viria um Messias para fechar todo esse processo de informação.

            Do meu insignificante ponto de vista, dado a magnitude de tão amplo projeto de Deus para a terra, me sinto convocado pelo Mestre Jesus que mais uma vez está próximo de nós organizando o trabalho que precisa ser feito. Sei que não tenho a têmpora de um Francisco de Assis ou Paulo de Tarso, mas minha consciência acusa com clareza o que precisa ser feito e onde a minha capacidade inata e adquirida pode contribuir de forma efetiva. Tenho a coragem de assumir em minha vida boa parte desses princípios dentro dos relacionamentos afetivos, mas sou bastante displicente com o trabalho de caridade em comunidade que também me sinto capacitado e não tenho energia para realizar. O testemunho de João veio antes de Jesus e o preparou para assumir sua missão. Agora Jesus necessita que sua mensagem seja colocada na prática, além da evangelização, do ensinamento das boas novas. É necessário que surja um novo João Batista que opere a construção do Reino dos céus, a partir do interior do coração, dos relacionamentos íntimos e externos, e da reconstrução comunitária.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/01/2013 às 01h01
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.