Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
06/02/2013 03h42
CIMENTO ESPIRITUAL

            E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas (Colossenses 3:14). Esta frase da Bíblia se contrapõe a outra frase neste mesmo livro: “Quem não gosta de estar na companhia dos outros, só estar interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos. O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar suas opiniões” (Provérbios 18:1-2)

            São frases como essas que encontramos nos livros sagrados e mundanos, na vida real e na filosofia, que mostra o caminho que podemos seguir com clareza. Todas as pessoas saudáveis, procuram seguir a estrada do amor, mesmo sabendo que ela pode se apresentar com muitos espinhos, mas sabe que é nesse caminho que existe o maior dos cimentos de relacionamentos. Mas o caminhar na trilha do amor incondicional vai encontrar pelo caminho dolorosos espinhos que faz a pessoa entrar em outra frase contida na Bíblia: “Muitas vezes quando o ciúme consome, a ira invade ou o medo prevalece, me refugio em pensamentos egoístas. Torno-me a antítese do cristão amável e gentil que sou chamado a ser e que procuro ser” (1 Tessalonicenses 4:9). Esquece completamente o que diz Efésios 4:2 – “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.”

            Quando nos colocamos com firmeza na estrada do amor, qualquer tipo desagregador de ofensa, de sofrimento, de vaidade ou orgulho, será superado; o cimento do amor unirá qualquer tipo de pessoa por mais ranzinza que seja, pois também está em pleno funcionamento a capacidade de perdoar. Mas, se não temos essa firmeza de andar no caminho do amor, qualquer breve sentimento de frustração, de não poder ter aquilo que imaginamos que merecemos, faz com que despenquemos no abismo da raiva, do ressentimento

            O amante incondicional com sua capacidade plena de amar, usa com frequencia esse cimento nos diversos relacionamentos, a capacidade de perdoar não deixa se perder os tijolos que se desprendem. Porém o caminho foi feito para ser percorrido, não pode se parar o ritmo da evolução. Aqueles que saem do caminho do amor, qualquer que seja o motivo, perderão essa essencia divina, mesmo que não seja exclusiva.

            Fico às vezes a meditar, porque o egoísmo tem essa força tão estupenda sobre as pessoas, que mesmo sabendo da divina essência que o amor provoca, mesmo assim saem do clima dessa influência e entram em outros caminhos, aparentemente tão amplos, mas tão sombrios.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 06/02/2013 às 03h42
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.