Onde está meu tesouro, aí está o meu coração. Esta frase eu ouvi como retirada da Bíblia. Aceito como verdade. Somos motivados na vida a determinados comportamentos que nos levam a atingir certo objetivo. A maioria das pessoas se envolvem em comportamentos materialistas que levam ao acumulo de bens materiais. Poucos se envolvem com os interesse espirituais, nem ao menos acreditam que exista essa dimensão e que tenha valores prioritários.
É certo que nossa existência neste mundo material implica em trabalhar, gastar tempo na aquisição de bens materiais. O corpo físico necessita de manutenção através dos alimentos, de proteção através dos abrigos, de educação, saúde, lazer, repouso, etc., toda uma gama de providências para que a vida material corra com harmonia. Acontece que evoluimos aos lado de outros seres biológicos, humanos ou não. A própria Natureza já estabelece uma competição natural entre todos os seres vivos, representados pelas figuras do predador e da presa. Dentro da própria comunidade humana também existe essa competição o que termina por causar os enormes desvios da normalidade, com a formação das massas de miseráveis e dos poucos poderosos que as manipulam e exploram. Esse comportamento visa apenas o acúmulo do poder material, temporal, em detrimento dos outros que não tiveram chance de alcançar esse poder manipulatório. O poder representado pelas moedas é o que constitui o tesouro material por tantos cobiçado e por poucos alcançado. No entanto a maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo em busca desse tesouro, o seu coração está sintonizado com ele, mesmo que ainda não o possua. Essa pessoa tende a fazer tudo ao seu alcance, até mesmo atos ilícitos, para alcançar esse tesouro.
O conhecimento do mundo espiritual, dos seus valores, e da precedência sobre o mundo material faz a pessoa ter outra compreensão. Foi por esse motivo que mudei a minha forma de sentir e de agir no mundo. Percebi que estou no mundo material cumprindo uma programação construida no mundo espiritual, onde a realidade não é virtual e passageira como é aqui. O mundo material serve apenas de escola, algumas vezes de hospital, para a educação do nosso espírito. Entendi que não posso agora me voltar com prioridade para as necessidades do mundo material e passar a ter um comportamento cumulativo, sem preocupação com as necessidades do próximo, que também é importante para o meu aprendizado espiritual. Assim, desloquei a qualidade do meu tesouro para as virtudes espirituais, pois é somente isso que eu conseguirei levar comigo quando terminar o meu tempo de aprendizado aqui no mundo material. Nada do que eu consiga acumular do mundo material, qualquer riqueza desse tipo ficará aqui, sendo administrado por outros. Hoje o meu coração está sintonizado com o tesouro espiritual, com o aprimoramento das virtudes. O trabalho no campo material serve apenas para manter a qualidade do meu modo de vida, jamais para acumular em detrimento do meu próximo. Também sei que todo recurso material que possuo pertence a Deus e que sou apenas o administrador que Ele confiou, que devo fazer prosperar o que tenho, mas com o sentido também de ajudar o próximo em suas necessidades.