Há cerca de 30 anos comecei a desenvolver uma ideia que não imaginava atingir as proporções que hoje tem em minha consciência. Mudou o meu paradigma de vida, conheci a existência do Pai primordial, de sua proteção e do que Ele espera de mim. Tudo isso em função da persistência de uma ideia que persegue a coerência racional.
Hoje tive contato com um texto escrito por Joanna de Ângelis/Divaldo Franco no livro “Messe de amor” que me fez refletir sobre isso. O texto tem o título de “Persistir na ideia” e diz assim: “Nenhuma ideia é, por si mesma, tão perfeita, que não precise de aprimoramento, nem tão imperfeita, que não possa ser melhorada.
“A moeda, que adquire medicamentos para a enfermidade, também passou pela mão de malfeitores.
“Muitas vezes, a ideia do bem chega ao homem tosca a abrutalhada, mas, depois de sofrer retoques valiosos, transforma-se em bênçãos para muitos.
“As pessoas que mudam de ideia frequentemente, quase nunca realizam qualquer coisa de valor.
“Para o sucesso de todo empreendimento, persistir na ideia é impositivo indispensável.
“Sem a perseverança que aprimora, as realizações precipitadas malogram, quase sempre e invariavelmente, deixando amarguras e desaires.
“Todas as ideias tem sempre algo de bom, quando as podemos conduzir em benefício de alguém.
“A labareda que arde é veículo da purificação, tanto quanto o lixo que tresanda putrefação é depósito de fertilidade.
“Não intentes a tarefa da evolução, nas linhas do Cristianismo, sob o impacto de ideias momentâneas...
“Há vinte séculos a do Cristo vem sacudindo a Terra sem lograr penetração integral no coração humano.
“No entanto Ele persiste, persuasivo e gentil, oferecendo o necessário para a transformação dos caracteres do homem, em face dos dispositivos da sua doutrina de amor.
“Tocado pelo convite da Vida Verdadeira, persiste na ideia de renovação interior, e empreende a batalha infatigável do bem de todos, removendo os obstáculos íntimos à tua ascenção.
“O fogo persiste, e devora florestas impenetráveis.
“A luz insiste, e desenvolve o embrião.
“O filete de água persevera, e dá origem ao rio caudaloso.
“O grão de trigo se afirma, e dele nasce o pão.
“A pedra trabalhada ressurge noutra expressão.
“O pântano drenado renasce com outra face.
“O deserto irrigado reaparece modificado.
“Insiste nas ideias superiores e remodela as perniciosas que te visitam a casa mental.
“Alça o pensamento a Jesus Cristo, o Sublime Idealizador, e deixa-te inspirar por Ele, plasmando em teu foro íntimo a incoercível força do Bem em forma de vida e alegria para ti mesmo.”
Vejo por experiência pessoal a verdade dessas sentenças. Percebo que a ideia original que chegou na minha mente veio em forma bruta que nunca imaginava que chegaria ao ponto que chegou. Mas a perseverança na sua essência, do amor incondicional com toda a justiça e coerência que eu pudesse aplicar, veio fazendo o aprimoramento do meu comportamento e a clareza do pensamento. Reconheço também que até hoje eu continuo a aperfeiçoar esse pensamento com a ajuda principal de minhas companheiras que decidem partilhar sua vida comigo, todas tocadas por esse convite da Vida Verdadeira, do Reino de Deus, que implica na ideia da renovação interior, na batalha infatigável do bem de todos, limpando de nossos corações todos os vestígios de egoísmo que levam à exclusão. Temos que insistir nas ideias superiores e remodelar aquelas perniciosas que ainda visitam nossa mente, quer sejam induzidas por outros, quer sejam provenientes do nosso próprio coração.
Ainda urge a persistência na ideia, de todos que decidem ser cidadãos desse tão bem explicado Reino de Deus, ensinado pelo Cristo.