Hoje é quarta-feira de cinzas, é o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, tempo de penitência e conversão. É muita coisa para quem tenta seguir a vontade de Deus com disciplina.
São os 40 dias que Jesus passou no deserto. São 40 dias que podemos fortalecer, assim como Jesus, nosso compromisso com Deus, na luta contra as diversas formas de tentação, fazer as penitências pelos erros que cometemos, inconscientes ou não.
Tenho muito que corrigir no meu comportamento e talvez também nos pensamentos. Até o momento eu penso que estou sintonizado com a vontade de Deus, sinto no coração que o caminho que Ele me oferece já está escrito na minha consciência. Mas percebo também muitas falhas, principalmente nos relacionamentos íntimos cuja abertura se faz com o amor romântico que é tão contrário ao amor incondicional. Percebo que devo aproveitar esta Quaresma e me deslocar para a dimensão desértica da minha alma, longe de tudo e de todos, dentro de um contexto imaginativo, já que não posso fazer isso na realidade material como Jesus fez.
Devo avaliar com isenção todos os meus passos, ver o que está atrapalhando o caminhar mais rápido, os erros que cometi e como fazer a conversão do que é mal para o plano da bondade. Sei que todos esses erros que atrapalham a missão dada pelo Pai, estão dentro do meu próprio coração, a carga de egoísmo que herdamos da nossa condição animal. Sei que tenho que fazer esse teste íntimo, promover uma limpeza da alma com mais eficácia e ter coragem de apresentar com todo realismo às minhas companheiras, mesmo que isso seja motivo de sofrimento para todos. Afinal, Jesus não passou esses 40 dias no deserto como uma forma de lazer. Também Ele sofreu pressões de todos os lados, porém como o seu coração estava limpo, ele não titubeou em nenhum momento. Sei que eu não tenho essa competência do Mestre, sei que vou encontrar muitas falhas, mas a vontade de vencer todos esses obstáculos é o maior trunfo que levo para essa luta, além, é claro, da proteção de Deus e da compreensão de meus companheiros e companheiras de caminhada.