Roma tinha uma reputação de justiça em seus tribunais mundialmente reconhecida. Foi em consonância com os procedimentos da casa começou. Pilatos perguntou quais eram as acusações contra Jesus. Em resposta os líderes judeus acusaram Jesus de três ofensas: a) subverter nossa nação; b) proibir o pagamento de impostos a César; e c) declarar ele próprio, “o Cristo, um rei. As duas primeiras acusações pareciam um tanto imprecisas, mas a terceira era uma séria acusação de traição. Além disso, ela despertou as suspeitas de Pilatos. O prisioneiro não tinha a aparência de rei. Que tipo de rei seria ele? Sua norma real, Jesus explicou, era dar testemunho da verdade.
Esta declaração de Jesus para mim é fundamental, pois Ele determina o fundamento de Sua realeza, a NORMA principal, DAR O TESTEMUNHO DA VERDADE. Naquela época dar esse testemunho da verdade, através do Seu Evangelho, no meio de pessoas ainda muito bárbaras, apesar do seu verniz de civilização, era muito perigoso, podia levar a morte como de fato aconteceu.
Hoje, passados mais de 2000 anos da voz da Verdade entre nós, fizemos grandes avanços. Reconhecemos a Verdade que o Cristo nos ensinava como tal, as suas lições são reproduzidas e divulgadas no mundo todo e o homem construiu diversas formas de igreja para divulgar essas lições. Agora, na minha compreensão, a essência da Verdade que o Mestre ensinou, apesar de ser reconhecida e ensinada, não consegue ser aplicada na prática com toda sua pureza: o Amor Incondicional! São usados os artifícios que antes eram necessários para conter o egoísmo que tendia ao bestialismo entre os homens, para manter a sociedade enquadrada em padrões rígidos de comportamentos que colocam o amor em ambientes estanques que não podem fazer comunicação um com os outros. Um desses artifícios e talvez o mais consistente e resistente a transformações, é o casamento. Aceito por diversas culturas em formatos diferentes, sempre tendem a manter o isolamento afetivo dos envolvidos, com raríssimas exceções. Também serve para proteger a mulher e os filhos dos interesses egoístas do homem. Mas para quem aceita o Amor Incondicional como norma real em sua vida, da verdade que é a maior Lei do Universo, que representa a essência do Criador, essa lei humana perde valor. Quem conseguir aplicar o Amor Incondicional em sua vida prática, vai ver que não poderá cumprir a legislação do casamento, jamais poderá casar ou conviver com qualquer pessoa com os princípios do casamento. As leis do casamento então não podem mais o atingir, como o adultério, por exemplo, já que ele não é casado com ninguém, nem tem qualquer companheira com o formato prático de uma esposa, que exija dela a exclusividade do amor. O amante incondicional segue a bússola comportamental ensinada por Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” Como é que eu posso dar afeto, carinho, compreensão e amor a outra pessoa, agindo com ela como eu gostaria que alguém agisse comigo, se estou atado a leis de matrimônio que impede e limita as minhas ações amorosas?
Não! Prefiro seguir as lições do Mestre, de continuar difundindo a Verdade que Ele ensinou, mesmo que isso vá de encontro as culturas humanas que criamos. Sigo essa norma real como sendo minha, pois aceito a condição de Jesus como o grande Mestre da humanidade, governador do nosso planeta e a Ele sou submisso. Essa é a verdade plena do que Ele ensinou, assim sinto em meu coração e consciência, e aonde eu dou toda a permissão ao Pai para sondar a minha alma e ver se existe algum erro, se existe algum mal escondido, se existe algum interesse escuso. Meu livre arbítrio dá toda licença ao Pai para que Ele jogue sobre mim a sua luz e identifique com clareza a VERDADE pois é ela que quero divulgar e praticar. Não temo o julgamento do mundo, como fizeram com Jesus e o levou a crucificação, só temo estar de alguma forma errado. Por isso peço com tanta veemência ao Pai, não permitas que eu caminhe por uma estrada errada, por erro de avaliação. Se o Amor Incondicional não é para ser praticado na sua integridade, então Pai, me dês essa informação pelos mais diferentes meios que Vós dispondes, pois até agora só recebo a confirmação de que estou no caminho correto!