Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
12/04/2013 23h53
NECESSIDADE BIOLÓGICA E ESPIRITUAL

            Estes dois campos, biológico e espiritual, parecem estar sempre em confronto, em oposição. Enquanto o primeiro tem o foco na preservação e reprodução da vida biológica, individual, com base no egoísmo, o segundo tem o foco na evolução moral, na solidariedade, com base no amor. Desde o momento que nascemos somos tomados pelos interesses biológicos, nossas ações são puramente instintivas. Cabe o papel da educação sermos disciplinados para respeitar o direito do outro e absorver os princípios espirituais da Lei do Amor cuja prática pode até levar a destruição do indivíduo. É esta aprendizagem que precisamos incorporar ao nosso caráter. Foi com essa missão que veio a terra o divino Mestre, Jesus. Com Suas lições práticas e teóricas deixou na forma de Evangelho um importante código de conduta. Temos exemplos de personalidades como São Francisco de Assis, que procurou aplicar essas lições com grande fidedignidade. Vejamos só um trecho do livro “Fontes Franciscanas e Clareanas” na página 346:

            “Revestido de virtude do alto, este homem se aqueceu mais interiormente com o fogo divino do que exteriormente com uma coberta do corpo. Execrava os que na Ordem se vestiam com roupas triplicadas e usavam, além da necessidade, vestes macias. Afirmava que é sinal de espírito extinto, a necessidade manifestada não pela razão, mas pelo prazer do sentidos. Disse: [Estando o espírito tépido e resfriando-se pouco a pouco a graça, a carne e o sangue sentem necessidade de buscar as coisas que são suas. Quando a alma não encontra seus prazeres, o que resta, pois, a não ser que a carne se volte para os seus? E, então, o apetite animal disfarça a circunstância da necessidade, e o entendimento carnal forma a consciência]. E acrescentava: [Se meu irmão tiver verdadeira necessidade, qualquer uma que o atinja com a miséria; se se apressa a satisfazê-la e em expulsá-la para longe de si, que recompensa receberá? Na verdade apresentou-se a ocasião do merecimento, mas esforçou-se por provar que lhe desagradara]. Espetava com estas e semelhantes palavras os que não sabiam lidar com as necessidades, pois que não suportá-las pacientemente nada mais é que voltar para o Egito”.

            Posso ver um comportamento radical de São Francisco no seguir os passos de Jesus no que tinha de humildade, serenidade e pobreza. Seu exemplo é nobre e corajoso, mas preciso dar um salto de qualidade em busca do Reino de Deus, e nesse Reino não é admissível a pobreza e riqueza entre os homens. Os impulsos da carne que também foram feitas pelo Criador, todos tem uma função nobre com relação a vida. Agora todos devemos ficar submetidos a Lei Maior, a Lei do Amor Incondicional. Posso aproveitar os avanços da ciência e da tecnologia para garantir mais qualidade de vida, sem peso na consciência. Posso lutar para ver implantado na terra, a partir da limpeza do meu coração, o funcionamento desse Reino. Faço aqui  a minha parte, de aplicar o Amor Incondicional à minha vida, deixando em posição subalterna, sempre, qualquer tipo de amor ou sentimento, inclusive o amor romântico, até mesmo na forma da paixão.

 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 12/04/2013 às 23h53
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.