Este é o domingo do Bom Pastor. No tempo de Jesus eram comuns os rebanhos de ovelhas. A relação entre pastor e ovelhas era tão intensa que chegavam a reconhecê-lo só pela voz. Ele usa essa imagem para responder aos judeus que queria saber quem Ele era. Diferente das ovelhas que tem intimidade com o seu pastor, para eles Jesus era um estranho. Eles não ouviam a voz do Pastor.
Isso está bem colocado no Evangelho de João, 10,27-30: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (Bíblia, Ed. Ave Maria, LTDA)
Em todo Antigo Testamento, o povo de Israel é comparado a um rebanho.e Deus a um Pastor: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados Ele me fará repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos Ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estás comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparai para mim a mesa à vista de meus inimigos, derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda a minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmo 22 1-6)
Portanto, a relação entre pastor e ovelhas é muito antiga, Jesus se apropriou desse conceito e reforçou a sua missão em nome do Pai, se colocando na condição do Pastor enviado para encaminhar as suas ovelhas. Mas fica claro, que nem todos em dado momento, possuem a condição de ser essa ovelha do rebanho de Deus, pois não o reconhece como Criador de todo o Universo nem a Jesus Cristo como o Pastor enviado por Ele para nos ensinar a Lei do Amor. Porém a ideia de Deus é salvar todos os seus filhos, mesmo que devido a ignorância muitos não tenham o pré-requisito de ouvir a voz do Pastor. Pode até terem o hábito de caminharem diuturnamente com uma Bíblia debaixo do braço, mas se não consegue entender a linguagem do Pastor e a colocar em prática, então é ovelha fora do redil.
Da mesma forma que Jesus assumiu sua missão e se colocou na posição do Pastor, nós que nos consideramos ovelhas do Cristo, podemos também assumir a postura de pastor de ovelhas e tentar resgatar aquelas que estão perdidas, que estão dentro da ignorância, que não reconhecem o Pai e nem tem preocupações de seguir a sua Lei.