Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/04/2013 23h59
MESTRE ESPIRITUAL

            O Baghavad Gita ensina que a alma encarnada está aprisionada num corpo que é um invólucro feito por elementos que necessitam ser conhecidos como forma de sair dele, de não ser subjugado por ele. Este é de fato o verdadeiro processo do conhecimento. Se alguém aceita este processo, então existe a possibilidade dele se aproximar da Verdade Absoluta. Este é o verdadeiro meio de se escapar do enredamento do corpo, conhecer esses elementos: 1) Humildade; 2) Modéstia: 3) Não violência; 4) Tolerância; 5) Simplicidade; 6) Aproximar-se de um mestre espiritual genuíno; 7) Limpeza; 8) Firmeza; 9) Autocontrole; 10) Renúncia aos objetos de gozo dos sentidos; 11) Ausência de falso ego; 12) A percepção segundo a qual o nascimento, a morte, a velhice e a doença são condições desfavoráveis; 13) Desapego; 14) Estar livre de enredamento com filhos, esposa, lar e o resto; 15) Equanimidade diante de acontecimentos agradáveis e desagradáveis; 16) Devoção constante e imaculada a Deus; 17) Aspirar a viver num lugar solitário; 18) Afastar-se da massa geral das pessoas; 19) Aceitar a importância da Auto-realização; e 20) Empreender uma busca filosófica da Verdade Absoluta.  

            De todas as descrições do processo de conhecimento o ponto mais importante é o que culmina em serviço devocional constante e imaculado ao Senhor da vida, ao Pai de toda a criação, a Deus! Logo, se alguém não se aproxima, ou não é capaz de se aproximar do serviço transcendental do Senhor, então os outros 19 itens não tem nenhum valor especial. Mas se a pessoa adota o serviço devocional em plena consciência de Deus, os outros 19 itens automaticamente desenvolvem-se dentro dela. Todas as boas qualidades próprias de quem tem conhecimento afloram naquele que alcançou o nível do serviço devocional. O principio que consiste em aceitar um mestre espiritual, mesmo para aquele que pratica o serviço devocional, é muito importante. A vida transcendental começa quando se aceita um mestre espiritual autêntico.

            Considero essas lições de grande importância. Sei que não tenho ainda o nível devocional a Deus no ponto adequado para minha evolução espiritual. Tenho que me esforçar muito para colocar Deus no centro de minhas ações, como é proposto. Eu esqueço até mesmo de orar com certa regularidade, mesmo que seja uma vez ao dia. Mesmo eu sabendo dessa importância e orientado as pessoas para assim fazer. Ainda bem que não sou hipócrita, digo no momento que ensino o correto, que eu mesmo ainda não consegui atingir o nível que eu ensino.

            Quanto a aceitação de um mestre espiritual eu já o fiz e procuro seguir suas lições e seu exemplo: o Mestre Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus. Procuro associar as lições do meu Mestre com a vontade do Pai que Ele colocou na minha consciência, lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus no mundo material a partir da transformação dos próprios corações, dentro dos diversos tipos de relacionamentos, colocando com prioridade máxima, constante e irreversível, a Lei de Deus, a lei do Amor Incondicional, a cada momento, em qualquer lugar.   

Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/04/2013 às 23h59
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.