Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/06/2013 07h11
PSICOESPIRITUALGRAMA (PEG)

            Existe no arsenal da medicina um exame importante, o eletrocardiograma (ECG). Tem o objetivo de verificar como está a função do coração, o órgão responsável por impulsionar o sangue por todos os tecidos do corpo e assim proporcionar as trocas necessárias com o meio ambiente, receber glicose e oxigênio e por outro lado eliminar o gás carbônico, principalmente. Caso esta função do coração esteja comprometida, a fisiologia do corpo pode não mais dar sustentação a vida e dessa forma o indivíduo deixa sua condição de cidadão do mundo material, passa a ser um cadáver nesse plano.

            Seria muito bom que tivéssemos um exame semelhante que dissesse sobre a saúde espiritual, uma espécie de psicoespiritualgrama (PEG). Teria como objetivo verificar como está a função do espírito, o ente responsável pela condução do comportamento no sentido de adquirir virtudes e eliminar vícios e egoísmo.

O ECG funciona à base da eletricidade que as células do coração criam no exercício de suas funções. O PEG deve funcionar com base nos pensamentos que o espírito cria no exercício de suas funções. Da mesma forma que o ECG sinaliza sobre a viabilidade do indivíduo se manter hígido no mundo material, o PEG deve sinalizar sobre a viabilidade do indivíduo se manter hígido para uma nova forma de relacionamento, mais justa e fraterna, conhecida como o Reino de Deus.

Veremos que do ponto de vista material, o PEG não tem assim tanta importância. Pelo contrário, pode até impedir certas conquistas materiais que se contraponham à justiça e fraternidade. Por outro lado, do ponto de vista material, o ECG é fundamental, pois ele sinaliza a nossa existência ou não neste mundo físico.

Tudo é uma questão de ponto de vista, de paradigmas. Se o nosso ponto de vista está focado no mundo material e não seja considerado o mundo espiritual, ou até excluído da nossa compreensão como inexistente, então esse PEG não tem nenhum valor. Mas, se o nosso foco é no mundo espiritual, se reconhecemos que é nessa dimensão que se procede a verdadeira vida e aqui na dimensão material das formas efêmeras tudo é passageiro e tudo serve de aprendizado para a utilização na dimensão espiritual, então o PEG assume importância central. Não é que o ECG deixe de ser importante, claro que ele tem sua importância para sinalizar a capacidade de permanecermos no mundo material e usufruirmos de suas lições. Porém o PEG é quem vai sinalizar para a consciência a competência do espírito em usar as lições da vida material de forma apropriada as requisições necessárias para a evolução na dimensão espiritual. E fica claro que na dimensão espiritual, o valor enorme que damos aqui aos bens materiais perdem todo o sentido, já que para lá não conseguiremos levar nada disso.  

Nesse contexto, cada um de nós que estamos no momento matriculados na escola materialista da vida, devemos ter a consciência desses deveres nos dois campos dimensionais, material e espiritual. Quem já se apropriou da importância prioritária da dimensão espiritual, deve colaborar para o esclarecimento daqueles que ainda estão ofuscado pelas formas e sensações efêmeras do materialismo, sem pieguismo, sectarismos ou dogmatismos. Tudo conduzido à luz da ciência e dos processamentos cognitivos racionais.

Na minha condição de professor universitário e responsável pela disciplina de Medicina, Saúde e Espiritualidade, sinto que é de minha responsabilidade o desenvolvimento de tal ferramenta de avaliação de nossa conduta no mundo material, enquanto espírito em busca do aperfeiçoamento.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/06/2013 às 07h11
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.