Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
08/07/2013 09h48
CORPO, ALMA E CONHECIMENTO

            No estudo do Bhagavad Gita o Senhor descreveu, em resumo, o corpo, o conhecimento e o conhecível. Este conhecimento abrange três itens: o conhecedor, o conhecível e o processo cognoscitivo. Combinados, eles formam a ciência do conhecimento. O conhecimento perfeito pode ser compreendido diretamente pelos devotos imaculados do Senhor. Outros são incapazes de compreender. O conhecimento e o desenvolvimento do conhecimento significam compreender a si mesmo em consciência de Deus. Estamos sendo conduzidos pela consciência material, porém, logo que transferimos toda a consciência para as atividades de Deus e compreendemos que Deus é tudo, atingimos então o verdadeiro conhecimento. O conhecimento é apenas a fase preliminar que nos leva à perfeita compreensão. O corpo é o campo de atividade onde o processo de compreensão se desenrola através do cérebro e seus processos mentais conduzidos pela alma que pode reconhecer ou não a Superalma (Deus).   

            Vejo que assim, temos duas formas de adquirir conhecimento, uma que reconhece a realidade de Deus e outra não. A forma que não considera Deus está condicionada simplesmente ao mundo material, que procura um início e um fim para tudo, inclusive para a própria existência do indivíduo (corpo). Tem um grande campo de conhecimento a ser descoberto, o conhecível, mas sempre estará dentro de uma única dimensão (material) e que fatalmente levará a sua finitude consciencial.

            A forma de conhecimento que considera Deus entra em outra dimensão, sem início nem fim, das múltiplas transformações em busca do aperfeiçoamento. A consciência não fica mais condicionada aos interesses materiais com exclusividade, coloca agora a prioridade do conhecimento na compreensão da existência do Criador onipotente, onipresente e infinito.

            Quando comparo a minha forma atual de adquirir conhecimento com a inclusão de Deus, vejo quanto mais ampla é a sua dimensão quando comparo àquela que eu tinha antes e não considerava a presença de Deus. Agora eu tenho até instrutores do campo extra-físico que me dão excelentes lições de aplicação prática e consequências morais excelentes. Vejo agora uma nova linha evolutiva onde a minha alma é quem tem a prioridade em comparação com o corpo. Todo o processo se torna muito mais rico!

Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/07/2013 às 09h48
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.