Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
11/07/2013 10h13
CORAÇÃO ENDURECIDO

            Marvin Williams escreveu um texto para o Pão Diário na data de hoje da seguinte forma:

            O coração é um órgão impressionante. Ele bombeia continuamente oxigênio e sangue rico em nutrientes pelos nossos corpos para manter a vida. Esta casa de força de primeira classe bate 100 mil vezes por dia e movimenta mais de sete litros e meio de sangue diariamente. O coração espiritual também é uma obra de arte. Ele pode ser amolecido pelo toque de Deus e também ser duro como a pedra ao ouvir a Sua voz.

            A Bíblia apresenta pelo menos quatro sintomas de um coração endurecido:

            - Quando alguém se coloca fortemente contra uma obra almejada por Deus;

            - Quando alguém tem atitude crítica em relação a Deus e Sua obra;

            - Quando as pessoas são descuidadas em relação as outras;

            - Quando há falta de compreensão da obra de Deus no mundo.

            Marvin Williams coloca o Faraó como exemplo de coração endurecido, mas acredito que ele comete alguns equívocos. Ele cita Êxodo 7:13-22 e 8:19 para explicar que não menos de dez vezes o Faraó endureceu o seu coração e não deixava o povo de Deus ir. Mas ele se esqueceu de citar o que vinha antes em Êxodo 7:1-6 que diz o seguinte:

            1 O Senhor disse a Moisés: “Vê: vou fazer de ti um deus para o Faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta. 2 Dirás tudo o que eu te mandar, e teu irmão Aarão falará ao rei para que ele deixe sair de sua terra os israelitas. 3 Mas eu endurecerei o coração do Faraó e multiplicarei meus sinais e meus prodígios no Egito. 4 Ele não vos ouvirá. Então estenderei minha mão sobre o Egito e farei sair dele os meus exércitos, meu povo, os israelitas, com uma grandiosa manifestação de justiça. 5 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a mão sobre o Egito e fizer sair dele os israelitas.” 6 Moisés e Aarão fizeram o que o Senhor tinha ordenado, e obedeceram.

            Fica claro assim que o Faraó não endureceu o coração por vontade própria, e sim pela vontade do próprio Deus. O Faraó não passou de uma marionete nas mãos de Deus para Ele provar o seu poder, proteger o Seu povo e destruir supostamente quem ia de encontro à Sua vontade.

            Ao aplicar o meu raciocínio no conjunto da Bíblia, vejo que o Deus que orientou Moisés não é o mesmo Deus que enviou Jesus para nos ensinar. Se eu tivesse nascido naquela época, já que eu não sou israelita, poderia ter sido um egípcio. Certamente eu não haveria sobrevivido quando Deus estava demonstrando o seu poder eliminando todos os primogênitos.

            Prefiro acreditar no Deus que Jesus ensinou, no Pai de todos nós, no autor da criação e que não tem preferências por quem quer que seja. Espera apenas que a Sua lei do amor seja cumprida e quem não o faça que responda pelas consequências dos seus próprios atos, sabendo que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Assim, procuro seguir essa Lei como Jesus orientou, tendo os seus dois principais itens como bússola comportamental: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Apesar de agir assim com o maior rigor que me é possível fazer, ainda recebo críticas de pessoas altamente espiritualizadas e que imaginam que o mesmo Deus que eu obedeço a vontade, obedeço a Sua lei, não é mesmo Deus que elas acreditam e que também procuram seguir Sua vontade. Será que é esse Deus duplo que eu percebo existir na Bíblia?

            Agora, os quatro sintomas de um coração endurecido citados na Bíblia eu posso aplicar ao meu redor, aplicar na minha vida, entendendo que eu estou tentando seguir a obra almejada por Deus, e compreendendo que é a pessoa mesmo, e não Deus, que pode está endurecendo o coração. Então, quais são esses sintomas?

- Quando alguém se coloca fortemente contra uma obra almejada por Deus;

Sinto na pele essa colocação forte de pessoas contra a obra almejada por Deus, assim como Ele colocou em minha consciência, de amar de forma incondicional, de praticar a inclusividade do amor, agir com justiça e solidariedade. Como essa obra vai de encontro aos seus interesses individuais, a pessoa mostra tanta oposição. É um coração endurecido!

            - Quando alguém tem atitude crítica em relação a Deus e Sua obra;

            Mesmo a pessoa tendo conhecimento do projeto do Reino de Deus que deverá ser realizado por cada um de nós, fazendo a faxina do egoísmo a partir do nosso próprio coração e se estender para os diversos tipos de relacionamentos, construindo a família universal, a pessoa mantém a atitude crítica. Tem um coração endurecido!

            - Quando as pessoas são descuidadas em relação as outras;

            As pessoas percebem o sofrimento, a carência, a fome, a ignorância, o abandono, grassando no mundo e não procuram de alguma forma minorar esse sofrimento. Têm corações endurecidos!

            - Quando há falta de compreensão da obra de Deus no mundo.

            Pessoas que estão dentro da obra de Deus e não a compreendem, não veem a beleza de tudo que se harmoniza em busca da evolução de uma perfeição cada vez maior, a partir dos nossos sentimentos de solidariedade e justiça social. São corações endurecidos!

            São essas as minhas considerações e que não descarto a possibilidade de estar errado em diversas interpretações. Mas como isso faz parte ainda da minha grande ignorância, estou disposto a corrigir meus erros no momento que a razão assim a detectar.

            Por falar nisso, no diário de ontem iniciei a colocação de minha experiência de vida no sentido de detectar algum erro de avaliação e comportamental com a ajuda dos leitores. A ideia era a cada dia colocar neste espaço a evolução dessa minha experiência. Mas vejo que não será eficaz e poderá ficar muito confuso, misturar um texto extenso como foi este de hoje com mais informações sobre minha experiência de vida.

            Mas como esse feedback do leitor é importante para as minhas considerações e possível correção de rota paradigmática, vou colocar em espaço reservado para esse fim nos recursos do Recanto das Letras. Hoje mesmo irei colocar o texto de ontem já com esse propósito. Sem querer abusar da boa vontade dos meus leitores, solicito que leiam o que irei postar nesse espaço crítico e me ajudem a corrigir os erros que a minha inteligência não conseguiu ainda alcançar.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 11/07/2013 às 10h13
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.