Volto novamente a Salomão em duas citações que ele faz na Bíblia em Provérbio: “Melhor é habitar num canto do terraço do que conviver com uma mulher impertinente. (21:9)” e “Melhor é habitar no deserto do que com uma mulher impertinente e intrigante. (21:19)”
Salomão demonstra uma grande preocupação com a mulher, chega a citar aspectos da convivência duas vezes no mesmo capítulo. O que a Bíblia diz sobre essa relação de Salomão com as mulheres? Observamos no livro de I Reis, no capítulo 11, o seguinte: 1 O rei Salomão, além da filha do faraó, amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hitéias, 2 pertencentes às nações das quais o Senhor dissera aos israelitas: “Não tereis relações com elas, nem elas tampouco convosco, porque certamente vos seduziriam os corações arrastando-os para os seus deuses.” 3 A estas nações uniu-se Salomão por seus amores. Teve setecentas esposas de classe principesca e trezentas concubinas. E suas mulheres perverteram-lhe o coração.
Então é mais do que justa a preocupação de Salomão com a convivência com as mulheres, afinal ele tinha intimidades com mil mulheres com as quais diluía o seu amor. É natural que ele tenha encontrado a impertinência em algumas delas.
Fico curioso e vou à busca do significado completo do que seja impertinente. No dicionário online de português encontro o seguinte: Significado de Impertinente - adj. Que não pode ou não consegue ser pertinente; que não tem pertinência; que não faz relação com o tópico em questão; inadequado ou descabido: sua colocação, neste caso, é impertinente. Diz-se da pessoa que age sem pertinência; que se comporta de uma maneira descabida ou despropositada; que é inconveniente; insolente: seus comportamentos sempre são impertinentes. Diz-se da pessoa que implica com tudo; que demonstra rabugice; rabugento ou implicante. s.m. e s.f. Pessoa rabugenta, mau humorada, ranzinza. (Etm. do latim: impertinens.entis)
Vejo que Salomão desobedeceu ao Senhor e se relacionou com mulheres que Ele não permitia, porque sabia que o seu coração seria seduzido e sairia do caminho previsto. Certamente a impertinência foi uma das armas dessas mulheres alcançarem os seus objetivos, de desviar Salomão do caminho, ele que buscava a harmonia e se defrontava com a rabugice.
Corro o mesmo risco de Salomão, afinal a minha forma de agir com as mulheres, obedecendo aos meus princípios do Amor Incondicional, com inclusividade no amor, permite a relação com várias ao mesmo tempo. Procuro esclarecer o máximo às mulheres que querem se relacionar comigo, qual a minha forma de agir, dos meus paradigmas, de qual é o meu caminho nesta vida. Obedeço a lei de Deus colocada na minha consciência na forma de cumprir o Amor Incondicional em todos os meus relacionamentos, principalmente os afetivos, os íntimos. Amo Deus acima de todas as coisas, o Deus que está representado em todas as formas da Natureza, principalmente na forma de amor ao próximo. A minha forma de amar não rejeita ninguém, nem aos inimigos, não exige cobranças, não tem exclusividade. A pessoa que apresentar as características de amar ao próximo como a si mesmo, de vencer o ciúme e a exclusividade próprios do amor romântico, de ser capaz de amar as amantes do seu amado, são as melhores credenciais para ficar o mais próximo de mim. Estes são os diversos tópicos do meu paradigma de vida, do meu caminho em direção ao Senhor. A mulher que sabendo de tudo isso e deseja ficar ao meu lado, deve ponderar a carga de sofrimento que irá passar com a crítica de seus parentes, amigos ou da comunidade em geral, já que esse é um padrão anômalo dentro da cultura local. Deve ponderar também o seu próprio grau de resiliência em resistir e se adaptar as mudanças necessárias no modo de pensar, falar e agir. Se faz toda essa avaliação profunda e acredita ter condições de conviver dentro desse contexto, deve agora ter coerência em toda suas ações. Caso isso não aconteça e deixe de fazer a relação do seu comportamento com os tópicos do meu comportamento tão cuidadosamente esclarecidos, se torna ranzinza, inadequada ou descabida. Suas colocações e ações passam a ser impertinentes, implica com tudo, demonstra rabugice e mau humor.
Avalio pelo que está escrito na Bíblia, que Salomão fracassou no seu projeto de amor, as mulheres perverteram-lhe o coração. Acredito que eu, apesar de correr o mesmo risco, não deixarei que o meu coração seja pervertido. Não deixarei de cumprir a ordem do Senhor, de aplicar o Amor Incondicional em toda a minha vida, mesmo que eu seja expulso como um marginal da casa de minhas amadas, que eu seja criticado, injuriado, condenado como um herege, que não tenha nem o direito do amor e do respeito dos filhos que ajudei a vir ao mundo. Nem que eu seja afetado pela mais profunda paixão por uma mulher, sempre o meu amor a Deus será maior, e por Ele eu não perverterei o coração por lágrimas ou injúrias de qualquer pessoa. Fugirei da mulher impertinente, como o próprio Salomão aconselha, habitando num canto do terraço ou no deserto, mas não deixarei que a rabugice de nenhuma delas me desvie do caminho que o Pai orientou para mim.