Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
26/07/2013 00h01
PALAVRAS DE SABEDORIA III

            O terceiro bloco dessas Palavras dos Sábios que estou reproduzindo da Bíblia, se encontra em Provérbio 23: 10-18:

            10 Não toques no marco antigo, não penetres na terra dos órfãos, 11 porque seu vingador é poderoso e defenderá sua causa contra ti. 12 Aplica teu coração à instrução e teus ouvidos às palavras da ciência. 13 Não poupes ao menino a correção: se tu o castigares com a vara, ele não morrerá; 14 castigando-o com a vara, salvarás sua vida da morada dos mortos. 15 Meu filho, se o teu espírito for sábio, meu coração alegrar-se-á contigo! 16 Meus rins estremecerão de alegria, quando teus lábios proferirem palavras retas. 17 Que teu coração não inveje os pecadores, mas permaneça sempre no temor ao Senhor 18 porque (então) haverá certamente um futuro e tua esperança não será frustrada.

            10 Os limites antigos que existem dentro da cultura não posso tocar para que eu não seja alvo do sistema de policiamento local, e principalmente, não avançar sobre os direitos dos órfãos, dos desvalidos.

            11 Caso eu seja perverso ao ponto de tripudiar sobre o direito dos fracos, irei me defrontar contra o próprio Deus, que invariavelmente estará sempre ao lado do pobre nas suas aflições.

            12 Tenho aplicado com cuidado e persistência o meu coração e os meus ouvidos às instruções e à Ciência. Procuro seguir com fidelidade as instruções da Ciência, da verdade, que entram no meu coração e procuro colocá-las em prática. A consequência disso é que criei um firme paradigma para a minha vida que reconheço ser a vontade de Deus para a utilidade de minha vida neste planeta, neste pequeno pedaço de chão que fico a circular no dia a dia, como uma Galinha a ciscar num chiqueiro. Como ela busca minhoca para alimentar o seu corpo plumoso, eu procuro lições para fortalecer a minha alma tão raquítica ainda.

            13 Aos meninos que cabem a mim responsabilidade de ensino, de corrigir o mal que eles sem saber praticam, procuro fazer isso com exemplos e palavras, a vara não está descartada se necessário for.

            14 Sei que a vara tem esse poder, de corrigir o comportamento de almas mais endurecidas, mas sabendo a aplicar no momento correto com a justificativa amorosa de seus efeitos. Este conselho reforça os meus pensamentos.

            15 Procuro trazer sabedoria ao meu espírito. Sei que essa é uma conquista que eu terei que fazer, usar de toda minha inteligência para reforçar os atos de amor em todas minhas relações e assim adquirir a sabedoria para caminhar sem tropeços em direção ao Pai.

            16 Sei que o Pai sempre se alegrará quando de minha boca sair essas palavras retas. Procuro usar a verdade e toda a transparência nas minhas ações, para que os interesses egoístas do corpo não prejudique ao meu próximo com quem me relaciono. Sei que isso não é fácil, pois no momento do conflito, do confronto, tende assumir na mente as emoções de natureza animal e o espírito muitas vezes não resiste a essa pressão e deixa sair palavras da natureza animal que é ofensiva ao irmão e que desagrada ao Pai.

            17 Consigo fazer isso, não invejo os pecadores em toda a pompa que eles possam apresentar. Talvez inveje espíritos de escol como Paulo de Tarso, Francisco de Assis, Chico Xavier, Mahatma Gandhi... mas os conselhos não se referem a eles, não são assim pecadores. Agora quanto ter temor a Deus, não! Passei a ver Deus como um Pai cheio de compaixão, de perdão a oferecer por maior que seja o nosso erro. Dirijo-me a Ele mais com vergonha do que medo. Vergonha por saber que Ele é tão bondoso, caridoso, compassivo, e eu não estou com mais frequência ao Seu lado, falando com Ele, agradecendo o que Ele me dá, pedindo o que tenho dificuldade de sozinho alcançar. Quanto aos meus erros, sei que nesse momento que não cumpro a Lei do amor, a própria Lei me oferecerá oportunidades de correção, mesmo com todo o sofrimento que seja necessário.

            18 Sei que se eu continuar a trilhar o caminho que tenho esquematizado em minha consciência, terei um futuro mais perto do Pai e minha esperança não será frustrada. Tenho que vencer apenas os meus adversários internos para alcançar esse objetivo.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 26/07/2013 às 00h01
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.