Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
09/08/2013 00h01
JEZABEL

            Novamente pressinto que Deus quer me falar algo sobre relacionamentos, mulheres, intenções e ações. Em curto espaço de tempo convergiram muitas leituras e informações sobre Jezabel (ou Jezebel). Primeiro foi um DVD que encontrei num sebo com esse título: Jezebel. Depois adquiri o livro “LUNÁTICOS POR DEUS – Lendas, Mitos e Fatos”          , de Michael Largo, e encontrei logo no começo a história de Acab e Jezabel como exemplo do primeiro casamento problemático. Em seguida, na leitura diária que faço do livro “A BÍBLIA TODA, O ANO TODO”, de John Stott, encontrei referência à igreja de Tiatira. Jesus faz caloroso elogio a essa igreja, afirmando conhecer suas obras conforme está escrito em Apocalipse 2: 18-29

            18 “Ao anjo da igreja de Tiatira, escreve: Eis o que diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés semelhantes ao fino bronze. 19 Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas obras, que excedem as primeiras. 20 Mas tenho contra ti que permites a Jezabel, mulher que se diz profetiza, seduzir meus servos e ensinar-lhes a praticar imundícies e comer carne imolada aos ídolos. 21 Eu lhe dei tempo para arrepender-se, mas não quer arrepender-se de suas imundícies. 22 Desta vez a lançarei num leito, e com ela os cúmplices de seus adultérios para aí sofrerem muito, se não se arrependerem de suas obras. 23 Farei perecer pela peste os seus filhos, e todas as igrejas hão de saber que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, porque darei a cada um de vós segundo as suas obras. 24 A vós, porém, e aos demais de Tiatira que não seguis esta doutrina e não conheceis (como dizem) “as profundezas de Satanás”, não imporei outro fardo. 25 Mas guardai o que tendes até que eu venha. 26 Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. 27 Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, 28 assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a Estrela da manhã (Jesus Cristo). 29 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas.”

            John Stott esclarece que ao mesmo tempo em que a igreja de Tiatira apresenta excelentes qualidades, ela é culpada por fazer concessões morais. A igreja tolerava em seu meio uma mulher que se dizia profetiza, simbolicamente chamada de Jezabel, a rainha má de Acab. Ela estava desviando alguns membros da igreja de Tiatira, tentando convencê-los de que a liberdade cristã permitia a prática da imoralidade. Jesus chama-a ao arrependimento, mas ela não parece disposta a se arrepender. Assim o seu juízo inevitavelmente deverá cair sobre ela e também sobre seus seguidores, a menos que se arrependam de seus maus caminhos. A santidade do domínio próprio e a semelhança com Cristo são também características essenciais de uma igreja-modelo. A tolerância em relação ao mal não é uma virtude. Deus continua dizendo ao seu povo: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16; e Lv 19:2).

            Michael Largo diz que o termo Jezabel define uma mulher que controla o marido e usa o sexo como arma mais poderosa.

            No início fiquei preocupado, imaginei logo que o Senhor estaria me comparando a Jezabel devido o meu comportamento anômalo no seio da coletividade. Mas cada vez que eu lia e transcrevia para este diário, eu percebia que o meu comportamento se adequava mais aquele da igreja de Tiatira, principalmente com as obras de amor, fidelidade, generosidade, paciência e persistência. Mas existe uma Jezabel “no ar” e que o Senhor quer me ensinar.  Minha primeira tendência foi tentar identificar nas pessoas do meu relacionamento, companheiros, amigos, namoradas, parentes, colegas... Não consegui fazer a devida conexão, mesmo que eu tolere a convivência com pessoas que tem um pensamento diferente do meu no sentido de não aplicar a Lei do Amor com o rigor que ela exige, mas isso é quase a totalidade das pessoas, todas fazem concessões e praticam atos contrários a Lei do Amor, inclusive eu.

Eureca! Aqui está a chave! Não é fora de mim, nos meus relacionamentos externos que devo procurar Jezabel, e sim dentro de mim, pois como todos os outros, ainda sou falho na aplicação da Lei do Amor. Apesar da compreensão que tenho de que devo aplicar o Amor Incondicional sem qualquer barreira, existem fatores, principalmente internos, que ninguém pode observar, nem mesmo imaginar, que tem muito a ver com Jezabel.

Tenho que procurar caracterizar essa Jezabel dentro de mim. Como o tempo e o espaço agora já não são suficientes deixarei para amanhã.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 09/08/2013 às 00h01
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.