Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
21/08/2013 08h29
CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS

            Deus usa mais um dos seus filhos para me passar importantes lições. Desta vez foi com um livro evangélico, escrito pelo pastor Kenneth E. Hagin, e doado por uma paciente e amiga. O livro tem o título “Amor – o caminho para a vitória”, cujo primeiro capítulo é: Características do amor de Deus.

            Logo ao ver o título do livro eu sabia que era uma mensagem que Deus estava enviando para o meu aperfeiçoamento, e quando li o título do 1º capítulo, não tive mais qualquer dúvida. Pois esse “Amor de Deus”, o amor incondicional, que é a essência dEle, consiste no meu principal tema de estudo e de tentativa de aplicação prática em todos os meus relacionamentos. E por tentar ser e fazer assim termino por me confrontar com as leis humanas e o amor natural (romântico) que se contrapõe fortemente ao amor divino. Surgem assim as dúvidas, tanto das pessoas quanto minhas, se estou realmente no caminho certo, uma vez que meu comportamento destoa tanto do padrão cultural. Apesar de tudo sigo a minha intuição e a convicção que Deus já deu a Sua ordem à minha consciência, de fazer a Sua vontade aplicando o amor incondicional nos meus diversos relacionamentos, principalmente os relacionamentos afetivos em toda a profundidade que Seu amor permitir. Por isso, entendo que este livro enviado por Ele tem os argumentos necessários para que eu amadureça mais ainda o fruto do amor que Ele plantou dentro de mim.

            O pastor Hagin desenvolve o seu pensamento a partir de textos bíblicos, principalmente o encontrado em 1 Coríntios 13: 1-8 da seguinte forma, incluindo dicas do pastor entre parêntesis e uma ampliação do versículo 4 ao 8:

  1.  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor (do tipo de Deus), serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
  2. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor (do tipo de Deus), nada serei.
  3. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor (do tipo de Deus), nada disso me aproveitará.
  4. Ampliado – O amor perdura muito tempo e é paciente e benigno; o amor nunca é invejoso nem ferve com ciúmes; não se ufana, não se ensoberbece, nem se exibe com altivez.
  5. Ampliado – Não é orgulhoso – arrogante e inchado de soberba; não é grosseiro, nem se comporta de forma inconveniente. O amor (o amor de Deus em nós) não insiste nos seus próprios direitos nem na sua própria vontade, porque não é egoísta; não se exaspera, nem se queixa, nem se ressente; não leva em conta o mal feio contra ele – não presta atenção a uma injustiça por ele sofrida.
  6. Ampliado - Não se alegra com a injustiça e a iniquidade, mas se regozija quando a justiça e a verdade prevalecem.
  7. Ampliado - O amor aguenta todas as coisas que possam surgir, sempre estar disposto a acreditar o melhor a respeito de todas as pessoas, suas esperanças não murcham em nenhuma circunstância, e suporta tudo (sem enfraquecer).
  8. Ampliado – O amor jamais acaba – não se esgota, não fica obsoleto, nem chega ao fim. Quanto à profecia (o dom de interpretar a vontade e o propósito divinos), será cumprida e desaparecerá; quanto às línguas, serão destruídas e cessarão; quanto ao conhecimento, passará (perderá seu valor porque a verdade divina tomará o seu lugar).

            Entendi assim que Deus quer que eu faça uma revisão dos meus conceitos, pensamentos e comportamentos, amparado nesses textos bíblicos e nos escritos do pastor Hagin. Farei isso com a máxima transparência que caracteriza meu modo de agir e agradeço a minha amiga/paciente por ter sido o instrumento de Deus nessa ocasião.

Como o trabalho é extenso, não posso terminar num só dia dentro do espaço deste diário. Mas procurarei dar uma sequencia ao longo dos próximos dias nessas “Características do amor de Deus” da forma que Ele me apresentou.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 21/08/2013 às 08h29
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.