Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
26/08/2013 00h01
O AMOR É UM FRUTO DO ESPÍRITO

            O Amor tem capacidade de crescimento e aperfeiçoamento, porque é um fruto do espírito, e os frutos crescem. Recebemos a semente desse fruto no coração no ato da criação pela vontade de Deus. Quando o fruto amadurece podemos saborear individualmente e em todo o nosso contorno, a alegria, a paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio e contra essas coisas não existe lei, pois essas coisas pertencem á lei maior, a Lei do Amor.

            Jesus na Sua missão de professor dessa forma de amar, disse que era a videira (tronco) e nós éramos as varas. Quem estivesse nEle e Ele consigo, daria muitos frutos. Queria Ele exemplificar com essa comparação, que suas lições deveriam ser colocadas em prática para que Ele como tronco pudesse nutrir as varas (nós, os galhos) para dar os seus frutos.

            Essa comparação foi retomada recentemente pelo trabalho de Allan Kardec (1804-1869) que organizou o trabalho dos espíritos com o objetivo de criar as bases de um novo edifício que se eleva e que deve um dia reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e de caridade. Esse trabalho recebeu o nome de “O livro dos espíritos” e que recebeu a orientação dada pelos próprios espíritos para colocar na cabeça do livro a cepa de vinha que eles desenharam porque ela era o emblema do trabalho do Criador. Todos os princípios materiais que podem melhor representar o corpo e o espírito nela se encontram reunidos. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou o espírito unido a matéria é o grão. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e não é senão pelo trabalho do corpo que o espírito adquire conhecimentos.

            O pastor Hagin pergunta, por outro lado, quem é simbolizado pelos ramos? O Espírito Santo? Não, nós somos os ramos. Os frutos crescem nos galhos, não no tronco da árvore. Logo, somos os galhos e sabemos que o fruto do espírito refere-se ao produto do nosso espírito humano recriado.

            O fruto do Amor é produzido em nosso espírito nascido de novo, por causa da vida que adquirimos ao permanecermos na videira, nas lições do Mestre Jesus, que chegou a dizer explicitamente: “Não podem os ramos produzir frutos de si mesmo se não permanecer na videira.” O Amor é o principal fruto do espírito cristão renascido, por causa da vida que podemos ter ao permanecer com presença de Cristo em nós.

            O Amor está em nosso coração e cabe a nós que o coloquemos em ação, pois senão não funcionará nem crescerá. Podemos alimentá-lo com textos religiosos e exercitá-lo na prática para o seu crescimento, porque é um fruto! É por isso que podemos aperfeiçoar-nos no amor, pois o fruto pode crescer e ser aprimorado. O fruto não é produzido plenamente maduro, não aparece de repente nos galhos, totalmente crescido e bom para o consumo. Começa como um botãozinho que precisa amadurecer ao obter vida do tronco da árvore.

            O Amor posto em prática traz grandes recompensas. Ele sempre coloca a outra pessoa em primeiro lugar. Posso desejar o melhor para mim, mas quando considero as necessidades do próximo, devo colocá-las em prioridade, pois já atingi a condição de que ao amar assim estou amando a mim mesmo.

            O Amor tem capacidade intrínseca de formar redes, a famosa pirâmide tão contestada no mundo financeiro. Caso eu perceba que a pessoa pela qual desenvolvo Amor está amando outra pessoa ou outras pessoas o estão amando, então o meu espírito automaticamente também passa a desenvolver Amor por essas pessoas. Não deixo minha carne governar-me, esse domínio perverteria minha mente, passaria a ser controlado por maus pensamentos, pelo ciúme, pelo sentimento de exclusão. Prefiro ser dirigido pelo Amor em meu interior e contribuir assim para a formação da família universal, do Reino de Deus.

            Também sinto que passei por mais esse teste, sinto que o fruto do Amor amadurece e prospera dentro de mim, que o confesso e atuo à sua altura. Ele é revelado por mim por meio das palavras e ações. Procuro agir sempre de acordo com o sentimento divino e percebo como aumenta minha capacidade de amar, apesar das inúmeras falhas que possuo e de me sentir ainda muito longe da perfeição. Mas já tenho em meus galhos botõezinhos do fruto do Amor!

Publicado por Sióstio de Lapa
em 26/08/2013 às 00h01
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.