Tenho que fazer uma revisão quanto ao ritmo de trabalho que cumpro e que mesmo assim não me sinto satisfeito. Sempre estou a sentir que preciso fazer algo mais do que faço. Classifico assim como preguiça o resultado dessa lacuna do que não consigo produzir, mesmo que a opinião unanime ao meu redor seja contrária.
Então prestei uma melhor atenção ao que diz a Bíblia, afinal este mês que está no fim é dedicado a ela. Observando as pessoas que mesmo em igrejas diferentes seguem os ensinamentos bíblicos, vejo que existe uma tendência majoritária de dedicar um dia da semana a Deus, o Dia do Senhor. Em nosso calendário é o domingo, muito parecido com o descanso sabático do Antigo Testamento.
Jesus quebrou a rigidez dessa observação, curando no sábado. Disse que o sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado (Marcos, 2: 27). Essa ação de Jesus ensina que devemos colocar o serviço ao próximo em primeiro plano. Mas Ele não negou a conveniência de ser escolhido um dia para o descanso, para desacelerar, aproveitar a vida, ser propositadamente improdutivo do ponto de vista material. Do ponto de vista espiritual esse dia de descanso da labuta material, deve servir principalmente para o renovo espiritual, da maior aproximação com Deus.
Eu já tenho uma prática parecida com essa, escolho o domingo para o lazer, para me afastar do trabalho propositalmente, inclusive cheguei a pagar meus plantões como uma forma de ter sempre o domingo livre. Também aproveito para divulgar os ensinamentos de Jesus como uma tarefa de evangelização e de aproximação com Deus. O que devo corrigir é a sensação de tempo perdido com essas atividades lúdicas e de repouso. Devo assumir que esse repouso é autorizado por Deus e seguindo as lições do Mestre Jesus, não ser tão rígido nessa observação. Se for necessário ou conveniente fazer algum trabalho no domingo, eu o farei, sabendo que estou tirando um momento do meu descanso autorizado para realizar uma tarefa necessária. Isso implica que não irei colocar tarefas propositalmente no domingo, será sempre um dia reservado ao repouso e à aproximação com o Pai.