Saint Germain ensina a seguinte analogia. “Você está olhando no espelho. Você ver um reflexo seu no espelho. O reflexo mostra uma espinha no seu rosto. Agora, por ver essa espinha, você se aproxima do espelho e tenta espremê-la no espelho? Não. Você se reporta ao local onde ela está... no seu rosto! O reflexo somente está lhe mostrando o que está vindo do seu interior. E o mesmo é verdade em relação ao mundo, que você ver e vive ao redor. Algumas coisas são totalmente pessoais a você, porque elas são uma expressão animada ou um reflexo de sua própria mente. Também pode haver alguma coisa traumática e catastrófica ocorrendo em escala global, como um vazamento de petróleo no Golfo. Você pode dizer, eu não criei isso! Nunca tive quaisquer pensamentos sobre o Golfo e o vazamento até ele ocorrer. A verdade nisto é que a mente coletiva é a “captadora” de todos os pensamentos e emoções negativas que você emite... e se a mente coletiva está maciçamente negativa sobre ser impotente contra os magnatas do petróleo, então sim! Você ajudou a manifestar esse desastre! O primeiro passo para curar é aceitar a responsabilidade naquilo que você tem contribuído, seja porque você tem constantemente reclamado toda vez que você enche o tanque, ou porque você teve que sacrificar certos lazeres porque o preço do combustível o empobreceu. Tudo isso se expande na sua realidade quanto mais você se focaliza na ilusão. A energia flui para onde a atenção está focalizada. Esta é uma lei bastante simples para se entender e viver sob ela. É preciso disciplina da mente e um desejo sincero de viver a vida que você cocria com a Energia da Fonte... este é o seu poder! Embora você deva se reportar ao efeito, você não deve colocar toda sua atenção e foco ali. Limpar o Golfo é muito, muito diferente de focalizar e colocar mais quantidades de energias negativas prejudiciais na mente coletiva, ao odiar os magnatas do petróleo e aqueles que se concentram na destruição da Terra. Você se acha pró-ativo para mudança ao odiarem o que está perante você... Mas a Lei da Atração está aqui para lhes ensinar que o que você odeia ou dispensa energia, não importa qual a vibração, você está atraindo para a sua experiência. Você não está ajudando a amada Terra ao enviar pensamentos raivosos e emoções para as pessoas que você considera vilãs. Você não é a vítima, você é co-criador! Assim que você perceber isso, você estará realizando uma tremenda mudança na sua consciência. Você precisa controlar seus pensamentos e suas emoções!”
Com essa analogia Saint Germain quer mostrar que não devemos focar no reflexo que a vida nos oferece, como um espelho, pois afinal tudo procede de nós. Devemos focar para dentro e procurar perceber o que devemos fazer para o reflexo que nós causamos na vida se torne melhor.
Posso aplicar essa analogia à luta que empreendo com o amor romântico e suas conseqüências. Nenhuma de minhas companheiras é vilã, por mais ciumenta, agressiva e rancorosa que pareçam ser. A relação delas é comigo, o reflexo que elas oferecem é devido o que ofereço a elas. Por que elas desenvolvem tanto sentimento romântico com relação a mim? Certamente estou dando a elas o mesmo, apesar de toda minha discussão do amor incondicional... deixo elas considerarem o meu amor incondicional pelo amor romântico e dessa forma elas refletem o que imaginam sentir.
Devo ficar mais atento a essa questão!