A origem da inteligência, comparada a origem da Sabedoria é mais fácil de explicar. Uma simples ameba, um ser unicelular, já demonstra inteligência ao se aproximar de estímulos positivos (nutrientes, temperatura apropriada) e se afastar de estímulos negativos (tóxicos, choques elétricos). Existe um mecanismo na sua formação biológica que promove isso. Agora, a Sabedoria é algo muito mais complexo e que utiliza a inteligência para a sua expressão. De todos os seres vivos conhecidos é o homem que apresenta a complexidade neural mais desenvolvida, que possui o cérebro proporcionalmente maior que todos os animais, com o número de neurônios suficientes para processar raciocínios complexos. Dai entendermos que o grau de inteligência do homem seja bem maior que a inteligência da ameba e dos demais seres conhecidos na Natureza até hoje. A partir daí observamos o surgimento da Sabedoria, que parece ser independente do grau de conhecimentos que o homem tenha adquirido, mas que pode ser usada para melhorar a sua expressão.
Podemos ver essa dependência da expressão da Sabedoria, da existência da inteligência, no caso do retardamento mental. As pessoas que por um motivo ou outro tenham perdido sua capacidade de inteligência, também deixam de demonstrar Sabedoria em suas ações.
Um caso bem didático quanto a isso, nós encontramos no filme “Muito além do jardim”. O jardineiro de uma mansão, que sofre de retardo mental, após a morte de seus patrões, passa a responder as questões da imprensa, que não o conhece, com frases simplórias relacionadas ao seu cotidiano, mas sem o sentido da realidade maior que as perguntas induzem. No entanto, os jornalistas sem saberem do retardo mental do entrevistado, passam a associar as respostas dele com as suas inteligências e aos diversos contextos da sociedade. Daí surge uma explosão de Sabedoria que todos creditam indevidamente ao retardado, enquanto na verdade foi a inteligência de cada ouvinte que fez as conexões que o jardineiro não podia fazer. Terminou sendo homenageado de forma pública por essa grande Sabedoria tirada de suas palavras.
Então, podemos pensar usando nossa inteligência, que essa mesma inteligência que estudamos tem um aspecto físico, enquanto a Sabedoria tem um aspecto abstrato. Sei que é uma comparação também simplória, mas é o que minha inteligência, também simplória, consegue distinguir.
Quando alguém diz assim: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”, a minha pequena inteligência consegue captar a informação da hierarquia das inteligências, de Deus até a ameba. Consigo perceber que esse grau de “supremo” dado na informação é algo que não conseguirei atingir com osmeus esforços acadêmicos, intelectivos.
Como poderei contar todos os grãos de areia da Terra, as gotas de água dos mares e rios, as moléculas que formam as nuvens e as gotas de chuva para atender as exigências metodológicas da Ciência? Poderei medir com precisão a altura do céu ou dos abismos, a vastidão do Cosmo, a intimidade do átomo?
Para isso serve a minha pequena inteligência: reconhecer limites. Reconhecer também que onde existe essa máxima inteligência, existe a máxima Sabedoria. Então, a minha pequena Sabedoria, alicerçada em minha pequena inteligência, consegue entender que tudo que existe ao meu redor, inclusive eu, é devido a inteligência/Sabedoria de um Criador, que pode ser qualquer um nome, Deus, Alá, Jeová, Krishna, ou Caos. O Criador usou uma energia especial para a Sua realização, o Amor, cuja característica principal é a harmonização e inclusividade em tudo. Por mais próximo ou distante que sejam ou estejam esses elementos/seres da criação (Natureza) devem estar harmonizados e incluídos mutuamente.
Portanto, também chego a conclusão que essa Sabedoria criadora (divina) já existia antes de todas as coisas. Não posso cogitar de como foi criada essa energia criadora, pois não tenho alcance intelectual para isso. E também imagino na minha rudimentar compreensão que nenhuma inteligência ou Sabedoria operante neste Universo tenha condições para tal.
Entendo que a Sabedoria suprema permeia todo o Universo e é dessa fonte que ela é espargida por toda a Natureza. Os seres mais intelectualizados tem condições de melhor absorvê-la e aplicar com mais competência e discernimento, de procurar com mais eficiência a verdade universal, e de se mostrar humilde onde a prepotência de se considerar possuidor de uma verdade inabalável é um simples sinal de ignorância.
É dentro desta compreensão que entendo Deus como o Criador da Natureza, meu Pai primordial, fonte da Sabedoria suprema e a Ele rogo como filho carente um pouco mais de Sabedoria para cobrir minhas deficiências e dificuldades, principalmente na administração do corpo sob minha responsabilidade e nos relacionamentos que me proporciona.