As pérolas de sabedoria da Fé Bahá’í traz uma lição interessante com relação a fé:
... Digo-vos que qualquer um que se levante na causa de Deus, nesta época, será pleno será pleno com o espírito de Deus, e que Ele enviará Suas hostes do céu para ajudá-los, e que nada será impossível para vós se tiverdes fé. E agora lhes darei um mandamento que será um convênio entre vós e Mim – que tenhais fé; que vossa fé seja firme como uma rocha que nenhuma tempestade pode mover, que nada pode perturbar, e que perdure através de todas as coisas até o fim; mesmo se ouvirdes que vosso Senhor foi crucificado, não sede abalados em vossa fé; pois estarei convosco até o fim. Assim como a vossa fé, assim serão vossos poderes e bênçãos. Isto é o equilíbrio – isto é o equilíbrio – isto é o equilíbrio.
Então, a fé é a forma de ligação mais eficiente entre a criatura e o Criador. Como estamos na experiência de um mundo material, sem a lembrança de nossa origem espiritual, a mente fica muito ligada a esses aspectos materiais e termina por desconsiderar qualquer coisa que não impressione os sentidos.
Lembro quando eu vivia a duvidar da existência do Criador e formulava diversas hipóteses para justificar minha existência, origem e porvir. Confesso que em nenhuma delas eu me sentia tão confortável como quando decidi num esforço racional acreditar no mundo transcendental. A partir daí o meu raciocínio lógico fluiu com mais profundidade em campos nos quais os meus sentidos materiais não alcançam. Porém só consigo navegar por esses horizontes tão amplos se eu estiver revestido de fé. Caso entre a menor dúvida tudo desaba nas incerteza e todo o meu construto racional racha no meio. Não posso deixar entrar em mim a descrença em algo que já considerei e que avaliei ser o mais importante na vida, o mundo material.
Assim, a conceituação da fé como um convênio entre a criatura e o Criador é muito pertinente. Mesmo eu sendo tão displicente no ato de orar com regularidade e freqüência, tendo a consciência desse convenio entre mim e Deus, passa a ser mais uma motivação para a nossa comunicação, pois isso implica na formação de um ele entre nós. Fico agora mais confiante, pois sei que o Pai estar sempre ao meu redor, que organizou a Natureza para que tudo pudesse fluir com harmonia; a única criação que não obedece automaticamente as Suas ordens, somos nós, humanos, pois Ele nos dotou com o livre arbítrio. Assim eu posso decidir contra a Sua vontade, contra a harmonia da Natureza, devido a minha ignorância, mas aprenderei que pararei por esses erros.
Hoje tenho uma boa compreensão do que Ele quer que eu faça, recebo instruções sobre isso e orientações sobre o caminho a seguir. Sei das dificuldades que irei encontrar e peço forças para resistir as intempéries.