Foi com esse título que C. Torres Pastorino escreveu no dia 23-01-14, no livreto “Encontro diário com Deus”, o seguinte texto:
A tarefa que te incumbe é pesada, mas tens de dar conta dela a fim de não perder a oportunidade. Vê se te mantém equilibrado, baseado no amor de Jesus. Tem fé: a ajuda jamais te faltará. Não desanimes: há quem te sustente. Caminha: a estrada espera teus passos. Trata-se: para conservar sadio o vaso que te foi emprestado e ter força de levar adiante a cruz que é teu dote. Não temas: Deus está em ti, como em todas as coisas. Tem força, para dar força. Tem coragem, para dar coragem. Tem ânimo, para dar ânimo. Dá a mão para sustentar teus irmãos e jamais te hão de faltar mãos que te socorram.
Ainda encontro nessa mesma pagela uma frase de São João da Cruz:
Nunca se é o mesmo quando se fez um caminho.
Agora, para que eu tivesse a chance de ler esses textos acima, foi preciso duas ocorrências que provam o meu engajamento nas hostes do Cristo e que recebo dEle através de seus intérpretes, encarnados ou desencarnados, as advertências necessárias.
Primeiro foi com o livro que eu estava lendo (Autoterapia do Evangelho) dentro de uma espécie de modorra onde o corpo não respondia as exigências que o espírito precisava fazer. Ao acordar de um dos inúmeros cochilos me deparei com o seguinte trecho nas páginas 28 e 29:
Eis onde Jesus se reporta não apenas ao sono físico, mas, principalmente ao adormecimento psíquico, que embota os sentidos do espírito, levando-o a cair frente às tentações, por invigilância, acomodação, passividade ou ócio.
Jesus impõe o “levantar-se e orar”, ou seja, ações ativas que o indivíduo deve realizar, através de esforço próprio, “para que não entre em tentação” e, por decorrência, o despertar do espírito em sua caminhada, que deverá ser empreendida em ostensiva vigília, frente às próprias fraquezas e imperfeições que a criatura carrega, que são os verdadeiros responsáveis pelo adormecimento dos sentidos.
Essas palavras de Jesus anotadas pelo evangelista Lucas, trazem implícita em revolucionária proposta para os homens dos dias atuais, que vive cercado de conquistas e conforto materiais, com inúmeras concessões e facilidades no campo moral, onde as ligações afetivas são descompromissadas e, as relações de intimidade são descartáveis e frustrantes, incapazes de proporcionar alegrias duradouras e tampouco plenitude e felicidade.
Certamente, quem desperta desse torpor dos sentidos levanta-se e toma as rédeas da própria existência, procurando reunir as energias desgastadas por meio da vigília na oração, para que as tentações percam a ascendência que até então mantinham o indivíduo no cárcere dos gozos transitórios, impedindo-o de caminhar e evoluir espiritualmente.
Segundo, uma das minhas companheiras chamou a atenção sobre o texto de C. Torres Pastorino, que estava num dos livros que compõe as minhas leituras diárias e que inadvertidamente tinha ficado de fora exatamente neste dia, em que essa mensagem tinha a maior força. Dá pra sentir as forças do bem e do mal se digladiando acima do meu espírito no sentido de influenciá-lo e dirigir suas ações. A força negativa conseguiu que eu não tivesse acesso num primeiro momento a mensagem significativa e fez com que eu entrasse num processo de ócio improdutivo, de acomodação e passividade, contraditório com a missão que tenho de realizar. Mas as forças positivas estavam também ao meu redor, e dentro de toda a sonolência e torpor que tomou conta de mim, o livro que estava em minha mão tinha a mensagem de advertência que chegou ao meu espírito e fez com que ele assumisse o controle do corpo. Saí do leito improvisado da poltrona e me dirigi a mesinha onde sempre converso com o Mestre e os Seus discípulos ao redor dEle, como se eu fosse mais um dentre eles, deslocados no tempo e no espaço, e engatinhando no caminho. Em seguida fui verificar o celular e achei a advertência quanto a mensagem.
Quando verifiquei a mensagem vi o forte conteúdo e logo me enquadrei dentro da tarefa que me propus, dentro do caminho que Deus me fez. Toda essa ocorrência confirma o conteúdo da mensagem:
TEM FÉ: A AJUDA JAMAIS TE FALTARÁ.
NÃO DESANIMES: HÁ QUEM TE SUSTENTE
CAMINHA: A ESTRADA ESPERA TEUS PASSOS
NÃO TEMAS: DEUS ESTÁ EM TI.
TEM FORÇA, PARA DAR FORÇA
TEM CORAGEM, PARA DAR CORAGEM
TEM ÂNIMO PARA DAR ÂNIMO
DÁ A MÃO PARA SUSTENTAR TEUS IRMÃOS E JAMAIS TE HÃO DE FALTAR MÃOS QUE TE SOCORRAM.