Quando queremos construir algo devemos começar pelo alicerce. Se queremos construir uma vida, qual será o alicerce? O corpo ou a alma? Ambos coexistem no viver, no mesmo plano material, mas depois da falência dos órgãos o corpo vai para a sepultura se deteriorar e voltar ao barro de onde veio e a alma vai para o mundo espiritual de onde veio também. Uma é passageira, fugaz... a outra é perene, indestrutível.
Então, onde construir o alicerce da nossa existência, na transitoriedade do corpo ou na eternidade da alma? A lógica diz com clareza que deve ser sobre a alma. Porém a ignorância que nos impede de ver e sentir a importância da alma em nossas vidas, apenas dá valor às necessidades do corpo físico.
Com base nessas premissas decidi construir o meu alicerce de vida nos princípios espirituais. Os materialistas podem me criticar, afinal eles não deixam de perceber o que está acontecendo comigo, pois fazendo assim eu dou uma guinada radical na minha meta de vida. Os valores amoedados que é o símbolo da provisão materialista, que garante o conforto e a segurança desse meu corpo físico agora fica em segundo plano. Esta moeda que é o símbolo da riqueza no mundo material, não tem nenhuma serventia no mundo espiritual para onde logo irei. O que vai servir são os valores morais preservados, o Amor que consegui ofertar sem esperar recompensas, a paciência de tolerar o erro e as críticas dos outros, mesmo sabendo que estão errados.
A minha forma cada vez mais radical de desenvolver esse projeto espiritual me deixa mais próximo do Criador e mais distante dos sonhos acadêmicos e financeiros que eu nutria no passado. A conseqüência é que continuarei a viver neste mundo material, mas os valores serão cada vez mais espiritualizados em sua prática. Viverei neste mundo, mas já pertencerei ao mundo espiritual. Construirei o meu alicerce de vida nesse mundo espiritual. Quando fizer a passagem de um mundo para o outro, não levarei moedas, ninguém consegue fazer isso, mas espero que eu possa levar todo o bem que eu fiz, todo o Amor que deixei fluir do Criador para o meu semelhante.
Estou construindo o meu alicerce espiritual com as diversas chances e companheiros que o Pai disponibiliza para mim. Procuro fazer ver ao próximo a importância desse trabalho, pois mesmo que eu esteja totalmente errado, que não existe nada de mundo espiritual e tudo termina com a finitude do corpo, mesmo assim, a qualidade de vida que adquiri é de um maior quilate, capaz de trazer satisfação interna e a sensação de que cumpro uma importante missão.