Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
06/05/2014 12h54
ARMADURA DO CRISTÃO

            O apóstolo Paulo escreve numa carta aos efésios, sobre a armadura dos cristãos. Ele descreve sete itens, e alguns comentaristas da Bíblia defendem que ele fez esse texto enquanto estava preso e tinha sempre ao seu lado um soldado romano paramentado pra guerra com o seu traje de luta. Então, ele considerando uma batalha existente entre o bem e o mal, e que o nosso comandante é Jesus Cristo, fez uma descrição do que seria a armadura desse cristão que entra nessa guerra nas fileiras do bem sob o comando de Jesus.

            O primeiro desses itens que compõe a armadura e que corresponderia ao cinto, seria a verdade. Como o cinto ajusta a roupa ao corpo do soldado, a verdade ajusta a vida e suas complexidades ao evoluir do espírito. Mesmo que seja difícil em algumas ocasiões, por saber que a verdade pode ferir aos ouvidos de quem ouve ou trazer prejuízos materiais a quem diz, mesmo assim é melhor a usar para não ficar desarrumado em pleno combate.

            O segundo item que corresponde a couraça, seria a justiça. A couraça protege o peito do soldado e a justiça protege o soldado do bem contra os ataques das sombras, que sob diversos subterfúgios pretende distorcer a consciência reta e levar prejuízos ao próximo.

            O terceiro que corresponde as sandálias é a conversão. A pessoa passa a aceitar a existência real do mundo espiritual, a paternidade divina, e o comando espiritual do planeta pelo Mestre Jesus, e procura agora seguir suas lições e as estratégias do combate.

            O quarto item é a e corresponde ao escudo. Todos os ataques que o soldado do bem sofrer, sempre ele terá a forte defesa da fé, que cobre toda sua alma e o corpo físico e não deixa nada atingir com fatalidade seus órgãos vitais. Mesmo que seja subjugado por uma força maior que a sua em determinado momento, mas a existência da fé faz com que ele resista ao longo do tempo até chegar o momento da superação.

            O quinto item que corresponde ao capacete seria o próprio conceito do Cristo, introjetado dentro da consciência. É o item mais importante, pois irá proteger a parte mais valiosa desse soldado que é a sua mente. Seus pensamentos devem ficar sintonizados com a mensagem do Cristo, pois dessa forma a coragem poderá aplicar no ambiente o comportamento cristão.

            O sexto item é o único que tem uma aparência de ataque, a espada, e corresponde a palavra de inspiração divina, o verbo de Deus. Essa arma deve ser usada sempre que conveniente, pois pode transformar o adversário em companheiro, o inimigo em amigo. Nesse ponto o próprio Paulo é um exemplo, pois foi a palavra que ele ouvia constantemente dos apóstolos sobre quem era o Cristo, que fez ele refletir e admitir, ao cair do cavalo às portas de Damasco, que seu comportamento estava contrários aos propósitos de Deus.

            Finalmente, o último item corresponde ao complemento dessa armadura que é a oração. Aparentemente é um item de menor valor numa batalha, mas no decorrer do combate é verificado que em momentos críticos se torna um elemento poderoso tanto para a proteção como para a conversão do mal no bem, das sombras em luz.

            Assim, essas colocações de Paulo servem para que eu me sinta confortável dentro dessa luta do bem contra o mal na qual eu me encontro engajado sob o comando de Jesus. Sei que eu estou devidamente preparado com a armadura suficiente para que eu alcance a vitória, e o meu comandante sempre está disposto e em condições de me ajudar nas diversas estratégias das batalhas que deverão ser travadas neste caminhar da vida em direção ao Pai.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 06/05/2014 às 12h54