No último domingo, dia 11-05, participei na Escola Olda Marinho, na condição de convidado e de coordenador do Projeto Foco de Luz, da Assembleia que teve por objetivo eleger a Junta Governativa Provisória da Associação de Moradores e Amigos da Praia do Meio. Como estava previsto foi eleito o nome das cinco pessoas que assinaram o Edital de Convocação para a Assembleia: Oscar, Paulo, Maria Estela, Ezequiel e Severino.
Conversamos sobre as primeiras providências que essa junta governativa iria ter que seria a criação e organização do corpo de associados, colocando as diversas tarefas que deveriam ser colocadas na forma de departamentos, como: finanças, esporte, comércio, saúde, educação, segurança e comunicação.
Foi decidido que as eleições seriam convocadas para depois das eleições nacional e estadual que devem ocorrer em novembro. Então, como o Estatuto da Associação prever um tempo hábil de 90 dias para abrir o processo de eleição e realizar as mesmas, ficou previsto que essas aconteceriam no final de janeiro do próximo ano.
Foram feitas duas notinhas, uma assinada pelo Projeto Foco de Luz e a outra pela Associação de Moradores para ser publicada no Jornal comunitário que circula mensalmente na comunidade.
Foi combinado um encontro na próxima terça feira, dia 13-05, no Departamento de Medicina Clínica/HUOL para elaboração de uma nova ficha de Associado para a Associação de moradores. Será aproveitado como modelo a ficha de sócio do Conselho comunitário, incluindo o espaço para se colocar a categoria de sócio, conforme a contribuição de cada um. Ficou acertado que a contribuição mínima seria de 5,00 reias, mas que o sócio máster poderia colaborar com até 10 vezes esse valor. Cada sócio receberia no decorrer dos trabalhos uma carteira de identificação para concorrer aos diversos benefícios que a Associação irá providenciar, como convênio com lojas, com serviços de saúde e até de sorteios.
Todo esse movimento associativo e financeiro já começará a acontecer antes da eleição, mas tudo devidamente registrado e publicado no jornal comunitário para que todos possam acompanhar de forma transparente o que está sendo feito com os recursos.
Outra ação da maior importância neste início dos trabalhos será a delimitação do bairro para saber até onde a Associação irá atuar no sentido de cadastro dos moradores e associados, sem interferir no trabalho de outras associações de bairro. Isso servirá para saber o número e nome de cada rua e travessa da comunidade onde cada uma terá uma liderança e vice para ser a voz da comunidade na Associação e a voz da Associação na comunidade.