A reunião do Projeto Foco de Luz e da Associação de Moradores e Amigos da Praia do Meio foi reiniciada no dia 03-07-14, no clube de pescadores, Pâmpano, com a presença das seguintes pessoas: Carlos Alberto (policial, primeira vez), Edinólia, Nivaldo, Davi, Nazareno, Paulo, Clóvis, Radha, Ana Paula, Francisco, Damares, Anilton, Oscar, Ezequiel e Letiene (psicóloga, primeira vez).
Inicialmente colocamos as seguintes informações: Na próxima semana estaremos trazendo o segundo número do Boletim Informativo da AMA-PM contendo a súmula financeira e a relação dos sócios já regularizados. Avisei da ausência do Delegado Magnus Barreto que havia sido convidado, mas que já tinha outro compromisso e também da psicóloga Letiene, que possivelmente ainda viria e que está interessada em se associar e participar dos nossos trabalhos junto a infância e adolescência com cursos de xadrez.
Esta reunião foi planejada para ser discutida a questão da segurança com a participação de autoridades, como Magnus Barreto, presidente do CONEM, o delegado do bairro e o comandante do policiamento da capital. Justificamos a ausência das autoridades, principalmente a de Magnus Barreto que informou está presente no mesmo horário em reunião do Rotary, mas que se compromete a participar da Associação como associado e que irá procurar trazer os benefícios que o Rotary pode oferecer à comunidade. Paulo informa que o policial civil que trabalha no gerenciamento da segurança do bairro ficou de participar se tivesse tempo hábil de comparecer, pois também estava com outro compromisso.
Em seguida passamos a discutir a questão da segurança, sendo colocado um fato recente de assalto a uma turista em plena calçada dos estabelecimentos comerciais, com a área iluminada e o sargento Costa nas proximidades. O assaltante arrancou a bolsa das turistas que ficaram gritando na calçada enquanto ele se evadia em direção ao bairro.
Coloquei essa situação crítica que se espalha por toda cidade e que o reforçamento policial é apenas um aspecto da questão. Mesmo havendo a repressão policial eficiente com um batalhão de polícia civil e militar de prontidão nas áreas mais críticas, essa violência e criminalidade continuará existir. É necessário um trabalho mais eficiente, de natureza cristã e da qual nós estamos capacitados a fazer, desde que estamos nessa Associação trabalhando na condição de convocados pelo próprio Deus. Temos que entrar na comunidade, nas áreas mais difíceis e carentes, onde a sombra reina sobre a luz, para mostrar as pessoas envolvidas que somos irmãos e que nosso objetivo é trabalhar com todos, em harmonia e solidariedade. Quer sejam assaltantes, traficantes, viciados, prostitutas, enfim qualquer tipo de desvio da norma do bem. Teremos que nos apresentar como irmãos dispostos a ajudar dentro de nosso potencial.
Em seguida Davi e Oscar colocaram duas propostas que consideramos importantes e viáveis. Davi disse que poderia reativar uma escolinha de futebol para as criança e Oscar, indo na mesma direção, disse que poderia organizar um torneio início com aproximadamente 12 times, cada um deles organizados pelos pais. Seria uma forma da Associação e do Projeto se aproximarem das famílias através do futebol e que na próxima semana um esboço de projeto para aprovação. Disse que não era preciso pensar em camisas ou outros materiais neste momento, apenas na premiação que deve constar de alguns troféus e medalhas.
Ao final da reunião Letiene chegou e após as apresentações, pedi desculpas, pois havia informado a ela que a reunião teria início as 20h e não as 19h, como foi e estava sendo realizada. Letiene falou sobre a ideia que tinha sobre esse trabalho de Xadrez e ficou de participar como associada, autorizou colocar seu celular no nosso grupo de WhatsApp
As 22:30h a reunião foi encerrada com todos em roda e mãos dadas, rezamos o Pai Nosso. Ficamos de reunir na próxima semana neste mesmo local, e após conhecermos a estrutura interna do prédio ficamos de ver com a direção do clube a possibilidade da Associação ficar com reuniões regulares neste espaço e com a possibilidade de divulgar como sede provisória, enquanto nós nos regularizemos e adquira uma sede própria. Foi retiradas as fotografias de registro e encerramento da reunião para ser postada logo em seguida no WhatsApp, para aqueles que não tiveram condições de comparecer.