Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
05/09/2014 23h58
A MISSÃO DE CADA UM

            Cada pessoa tem uma missão a desenvolver em sua vida, qualquer que seja ela, em qualquer ponto do planeta. Às vezes a missão é de pagar um débito contraído no passado, através de uma existência simplória, marcada pelo sofrimento, pela incapacidade física e/ou mental. Muitos estão nesse processo e nem tem a consciência do que está acontecendo ou o que deve acontecer em sua vida. É importante que alcancemos essa conscientização, pois a partir daí podemos usar o livre arbítrio para implementar o que Deus quer de nós, de forma individual ou coletiva.

            O nosso modelo de conduta, Jesus Cristo, também tinha a sua missão e a deixou clara quando entrou pela primeira vez no templo de sua cidade, ao ler um trecho do livro do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para ensinar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.”

            Este foi o início das atividades de Jesus junto ao seu povo, acontecido na sinagoga de Nazaré, com esse discurso significativo porque constitui a síntese programática de sua missão. Era uma missão ampla que abria as portas para quem tivesse a sensibilidade para ouvi-lo e segui-lo, apesar da porta ser estreita. Até hoje a missão dEle continua a reverberar em nossos ouvidos pela voz de milhares de pessoas que se deixaram levar por sua fé.

            Comigo não foi diferente. Mesmo sem ter ainda a consciência da importância do mundo espiritual, eu já desenvolvia ações dentro da ética e moral cristã. Quando essa consciência foi chegando foi que percebi a minha filiação divina e que Deus estava me dando uma missão colocando nessa trilha do Amor Incondicional: construir uma família ampliada como protótipo da família universal. As lições do Mestre ficaram logo utilizadas para atingir esse propósito e a minha missão terminou sendo a dEle, de certa forma. Jesus disse que veio para anunciar a Boa Nova e logo se formaram diversos grupos para dar continuidade a esse anúncio. Fato que se observa até hoje.

            A minha missão que deve ser harmonizada com a missão dos meus irmãos, pretende dar um salto na questão prática, na formação do Reino de Deus como meta principal, tendo como meta secundária o anúncio desse Reino.

            Isso parece ter um sentido semelhante ao que Jesus fez, e é verdade. Só que naquela época Jesus estava pregando para pessoas que nem sabiam que existia tal forma de amar, o Amor Incondicional. Hoje é diferente. A maioria das pessoas conhecem Jesus e agora a prática se impõe.

            Acabo de vir de uma atividade na comunidade da Praia do Meio onde os princípios cristãos iriam ser colocados em prática para o enfrentamento da violência. Os companheiros já estavam aparelhados para mais uma divulgação do Evangelho, através da pregação e de hinos cantados de forma moderna por cantores especializados nesse ofício. Claro que eu devo me integrar a essas atividades, pois servem para levar a mensagem do Cristo. Mas a minha preocupação é a de fazer a construção do Reino de Deus. Devo encontrar uma forma de fazer o engajamento dessas pessoas numa ação prática, comunitária, que não seja exclusiva de um ministério de igreja, mas que esteja envolvida principalmente na vida cotidiana da comunidade. Não tenho o interesse de tirar as pessoas de suas casas para seguir evangelizando outras pessoas pelo mundo todo, como Jesus fez com seus apóstolos. Agora eu sinto que devo aplicar na comunidade os princípios espirituais e que todos os atingidos sejam envolvidos no trabalho do comunitarismo cristão, que é a forma de ser construído o Reino de Deus na prática, dentro da comunidade.

            Acredito que seja isso o que Deus quer de mim e de todas as pessoas que Ele envia para o projeto, cada qual com uma missão dentro de sua consciência, mas cada um harmonizado com o outro.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 05/09/2014 às 23h58