Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
15/10/2014 08h53
HONRA E SERVIÇO

            Hoje é o dia que reverenciamos os professores. Reverencio o Mestre mais importante e que continua a ensinar-me, virtual e presencialmente. Virtual quando suas lições aplicadas por outros chegam até a minha consciência; presencial quando o invoco pela minha fé e Ele se coloca ao meu lado e observa o que faço e pela Sua presença na intuição corrige o que estou fazendo de errado e intui o caminho certo.

            Lembro-me das lições fortes que Ele dizia sobre os fariseus e doutores da lei. Esse exageravam o sentido das leis obrigando o povo a uma sobrecarga que eles mesmos não cumpriam. Eram semelhantes a sepulcros caiados, limpos por fora e imundos por dentro. Procuravam as honras de representantes de Deus, mas não faziam o serviço que era necessário. Jesus ensinava que o Seu fardo era leve para ser carregado, comparado aquele que os fariseus ensinavam quanto a lei de Moisés. Que a paz podia ser alcançada com o cumprimento da justiça, com o aperfeiçoamento do coração e da mente do homem através da limpeza do egoísmo desagregador.

            Estou hoje em Brasília, a capital do País onde se concentra todas as diretrizes administrativas para o Brasil. Uma cidade que foi construída sob forte inspiração espiritual, que deve ter uma destinação especial no contexto da humanidade. Estamos em plena campanha eleitoral para eleger o presidente para os próximos quatro anos. Apesar dos discursos serem dirigidos para o bem estar da população, o comportamento dos políticos tem muita semelhança com aqueles dos fariseus e doutores da lei, sobrecarregavam o povo com regras e impostos que dificultavam a sobrevivência, enquanto eles não cumpriam e faziam tudo para se perpetuar no poder.

            É dentro deste contexto que eu me encontro, com essa consciência evangélica, mas com a mente ainda cheia de resquícios do egoísmo, procura de honras e fuga do serviço. Felizmente tenho ao meu lado o Mestre Jesus que sabe de minhas deficiências, mas também sabe de minhas intenções. Fico confortável, apesar de tantos defeitos que ainda possuo, pois Ele mesmo escolheu doze apóstolos cheios de defeitos para ser a elite de Suas lições.

            Mas percebo que a tarefa que tenho à minha frente é enorme, pois é como se eu me movesse dentro deste sepulcro cheio de podridões onde cada um, mesmo com livros sagrados nas mãos, se preocupa apenas em caiar o exterior, as aparências comportamentais e não de limpar o coração de suas intenções egoísticas.

            Assim como Jesus ensinou-me a descobrir a verdade que faz sintonia com o que existe de puro dentro de mim, através das ações e circunstâncias que o Pai coloca constantemente ao meu alcance, eu devo agir também com a simplicidade das pombas e a perspicácia das serpentes para mostrar aos meus irmãos os equívocos nos quais estamos mergulhados, no mar de egoísmo que leva ao afogamento tantas pessoas que não podem suportar o peso dessas consequências, seja pela fome, vícios, pestes, violências e guerras.  Este é o serviço que sinto o Pai colocar ao meu alcance para caminhar de acordo com Sua vontade, assim como Jesus fez e que até hoje serve de exemplo para a humanidade.

            Devo exigir de mim mesmo a companhia de Jesus nos diversos momentos da minha vida. Devo lembrar-me dos seus ensinamentos e procurar a sabedoria necessária para aplicá-los nas circunstâncias que o Pai me oferece. Hoje existe dentro da minha realidade, uma campanha política nacional, existe um congresso profissional, existe uma oportunidade de conhecer novos ambientes, novas pessoas, novas formas de pensar, de crer, de diversões e de ações. Em tudo isso existe a necessidade de ser colocado o tempero do sal evangélico para saborearmos a Paz e a Felicidade assim como o fermento da evangelização que terá o potencial se espalhar por todo o mundo e assim construirmos, finalmente, o Reino de Deus, como o Mestre ensinou.

            Obrigado, Mestre, por Suas lições, ontem hoje e sempre, e neste Dia do Professor eu entrego a vós como oferenda de aluno que deseja ser aplicado, o meu coração recheado de boas intenções. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/10/2014 às 08h53