Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
14/12/2014 00h59
PEDRAS DO REINO DE DEUS

            A proposta de fazer da comunidade da Praia do Meio um modelo do Reino de Deus através do trabalho do Projeto Foco de Luz e da Associação de Moradores e Amigos, ficava sempre martelando em minha cabeça. Como fazer isso acontecer se todo o trabalho realizado parece se tornar um mero clientelismo com cores da fraternidade cristã e onde existem simplesmente doadores e receptores? E a situação tende a persistir assim para sempre? Cheguei a colocar para os meus companheiros essa preocupação, e enquanto a Luz não chega às nossas consciências, nós continuamos a fazer o clientelismo cristão e esperando a Graça de Deus para nos ensinar como construir o Seu Reino.

            Foi hoje na viagem que faço semanalmente para o trabalho em Caicó, que pressenti ter recebido a resposta de Deus. Alguém esqueceu no carro que eu viajava um livro com o título: “Francisco de Assis e Irmã Clara – O romance de suas vidas”. Tenho diversos livros de São Francisco, mas não conhecia esse. Portanto, eu conheço a história desses dois santos, que mais ele podia me ensinar?

            O motorista permitiu que eu levasse o livro para ler e retornasse com ele no próximo sábado. Aceitei e comecei a leitura pelas orelhas como sempre faço com os livros. Procuro ler tudo que é escrito antes da leitura do texto propriamente dito. A orelha dizia o seguinte:

            Filho de um próspero comerciante de Assis, nos últimos anos do século XII, no Reino de Itália, o jovem Francisco Bernardone procede a uma mudança radical em sua vida. Sua mediunidade desperta e ele passa a ouvir as vozes da Espiritualidade. Assume a difícil missão de restaurar os ensinamentos de Jesus, passando da teoria para a prática, conforme o ambiente religioso de seu tempo. Francisco não se permitiria mais desfrutar de tanta riqueza, enquanto errassem pelas estradas tantos pobres mendigando um pedaço de pão. Ele não se conformava com tamanha injustiça social: de um lado, tão poucos com uma vida de luxo e ostentação, de outro, tantos miseráveis passando fome e frio. Francisco de Assis criou um verdadeiro movimento revolucionário. Comprometido com a vivência dos ensinamentos de Jesus, ele e seus seguidores possuíam apenas um bem estar para dividir: a pobreza.

            Pronto! Surgiu de imediato a ordem do Pai, de seguir os passos de Francisco de Assis de acordo com minhas condições, com a época em que vivo e com as circunstâncias do meio. Vou desposar, como Francisco fez com a Dama Pobreza, a quem namoro há muito tempo: a Dama Verdade. Já escuto as vozes da espiritualidade através da intuição e de momentos como este, de encontro com um livro que abre todo meu campo perceptivo. Não me conformarei com a injustiça provocada pela mentira que provoca no mundo o divisionismo, o ódio, a guerra, a fome e a ignorância. Deus já está tocando o coração de diversas pessoas para a construção deste projeto, assim como tocou no coração de diversas pessoas para juntos a Francisco reconstruir a Igreja de São Damião.

            Iremos casa a casa que necessita de nosso apoio fraterno e faremos a ponte entre o reino mundano e o Reino de Deus. Cada casa visitada receberá o convite para ser uma pedra de construção do Reino de Deus.

            Construiremos um decálogo da maneira que Deus construiu para Moisés usar junto aos hebreus, subordinado às duas principais leis que Jesus nos ensinou: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não é necessário ou obrigatório que os membros dessa casa frequentem com assiduidade as nossas reuniões regulares, mas que se comprometam a ajudar ao próximo assim como foram ajudados. Sei que o tempo é pouco para cada um de nós atender essa demanda, mas sei que o Pai como sempre nos trará uma solução para o trabalho continuar, pois os trabalhadores já estão prontos. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 14/12/2014 às 00h59