Parece uma coisa tola que pensamentos hoje utilizados com muita frequência e banalidade tenha sido uma ideia criada num passado remoto onde não se pensavam ainda sobre ela. Assim acontece com a palavra xamanismo, quando o homem primitivo teve o pensamento voltado para a existência de vida fora do ambiente material no qual ele estava envolvido. É avaliado que isso pode ter acontecido há cerca de 40.000 anos antes de Cristo. Representa uma tradição mágico-religiosa em torno do xamã, do feiticeiro. Uma pessoa que em estado alterado de consciência (como um transe ou uma alucinação induzida por algum psicotrópico) entra no mundo espiritual formulado e/ou identificado por ele para obter algum tipo de ajuda.
Todas as tradições xamânicas compartilham quatro características básicas: 1. O xamã é visto como o intermediário entre o mundo material e o mundo dos espíritos; 2. O xamã só se torna tal intermediário sendo escolhido pelos espíritos e realize determinados rituais, como o toque de um tambor, a queima de um incenso, a ingestão de alguma droga; 3. Em seu estado alterado de consciência, o xamã é capaz de perguntar aos espíritos como curar determinadas doenças ou o que reserva o futuro; e 4. O xamã é responsável por perpetuar a tradição mágico-religiosa recontando mitos e histórias sagradas.
Essa ideia do xamanismo pode ter uma base há muito mais tempo, com a honra aos mortos registrada pela ciência há cerca de 600.000 anos antes de Cristo, pelos Homo heidelbergensis. Esses achados sugerem que o sepultamento tinha a intenção de lembrar ou honrar o falecido, por meio da posição do corpo, da inclusão de itens como ferramentas ou ossos de animais, e da colocação de elementos decorativos na tumba. Tal ritual no processo de sepultamento pode indicar que esta era uma das primeiras formas de prática religiosa.
Esse respeito a um corpo inerte levou por intuição à compreensão de que a essência daquele ser continuava a existir e por isso devia ser respeitado ou homenageado. Esse pensamento e sentimento passaram a ser cultivados como um ritual após a ocorrência da morte biológica e o mundo espiritual passou assim a ser construído, inicialmente com características humanas para depois se generalizar para toda a natureza. Enfim, chegamos a um momento que esse mundo espiritual podia ser acessado como nós fazemos a qualquer ponto do planeta, sem critérios éticos.
Foi por essas características que algumas religiões posteriores, como as pós abraâmicas, se opuseram as práticas xamânicas. A oposição não se dava tanto pela prática em si, pois a figura do xamã é muito próxima a do profeta, pastor ou sacerdote. Foi devido a compreensão de que o xamã obtinha seus poderes de maneira errada, através tanto de espíritos bons quanto ruins. Ainda assim o xamanismo permanece até hoje, sendo a tradição religiosa mais antiga do mundo. Qualquer povo primitivo que mantenha sua compreensão de mundo sem muita evolução, mostra a existência do xamanismo dentro dele. Mesmo se pudéssemos observar a criação de um povo ingênuo e que se desenvolvesse dentro de um tempo acelerado, iríamos observar o nascimento do xamanismo em algum ponto dessa evolução, pois essa tendência representa as ações intuitivas do raciocínio na percepção do mundo espiritual, mundo este que hoje a ciência demonstra sua existência e os próprios espíritos nos ensinam de forma clara e inteligente.