Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
24/01/2015 00h59
ORAÇÃO PELA FAMILIA

            Estava assistindo um seriado, “Mentes Criminosas” e o episódio tratava do pai de um dos investigadores, um rapaz superdotado intelectualmente, que estava suspeito de ser um assassinato, de ser um pedófilo. Como o seu pai havia se separado da mãe e saído de casa para nunca mais voltar, esse investigador não teve contato com o pai durante a sua formação, e por isso trazia muita mágoa dentro de si. Encontrou nessa suspeita sobre o pai onde os fatos apontavam a culpa dele, uma forma de se vingar, de atenuar os ressentimentos. Acontece que as entrevistas que ele fazia no processo de investigação, todos apontavam que o pai era um homem íntegro, responsável e justo. Mas como isso podia conciliar com a ausência dele do lar, das memórias opacas que mostravam ao investigador o pai em atitude suspeita, queimando roupas ensanguentadas? Finalmente ele encontra a resposta, pois a mãe que ele tanta amava e respeitava era a verdadeira culpada das acusações, e que a roupa ensanguentada que o pai queimou na verdade era roupa de sua mãe, que o pai assim fez na tentativa de protegê-la. Depois desse episódio não houve mais convivência entre eles e o pai sai de casa para nunca mais voltar, apesar de amar o filho e sempre acompanhar o seu progresso pelos jornais. O filho atônito com a verdade finalmente revelada, sentiu o peso da transformação no seu coração, do pai covarde e insensível que abandonou-o, para um herói que sofreu no anonimato a traição da mãe e a distância do filho, na tentativa de protegê-la do braço da lei e da desonra entre os homens.

            É dispensável colocar aqui o quanto essa história trouxe identificação ao que sinto e sofro. Também tive que abandonar a casa, o lar, mais de uma vez, e meus filhos se desenvolvem longe de minha influência, pois o comportamento das mães impede a minha convivência com elas em harmonia. Essa distância minha dos filhos pode levar a eles pensarem como pensava esse investigador. Mas também espero que a verdade um dia vai chegar até eles, como sinto que está chegando gradativamente, e a minha imagem verdadeira lentamente chega aos seus corações.

            Para completar essas reflexões, logo em seguida ouvi a canção do Padre Zezinho, “Oração pela Família”, que sempre gostei da letra e da melodia, mas imaginava que ela estava distante do meu modo de agir e ser fiel a Deus. Pensava que a letra pudesse ser aplicada apenas à família nuclear e não à família ampliada que eu defendo e tento praticar. Pois não é que toda a letra, influenciada pelas emoções que o filme me despertou, se encaixou perfeitamente no meu modo de pensar? Então é isso que quero fazer agora, dar a interpretação da família ampliada que esta música me evocou, analisando cada um dos versos.

            Que nenhuma família comece em qualquer de repente

            Que nenhuma família termine por falta de amor

            Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente

            E que nada no mundo separe um casal sonhador

            Significa que o início de uma família não pode acontecer sem uma boa motivação. Uma motivação que deve ser sempre baseada no afeto, na simpatia, na harmonia, no Amor Incondicional. Que depois dessa família formada com base no Amor Incondicional, o amor jamais será exclusivo e jamais será destruído, mesmo porque se é amor, jamais morre, jamais desaparecerá. O casal deve ser construído e formar uma só carne, como indica a Bíblia, mas dentro de uma família ampliada, PIS o Amor praticado não é exclusivo. O homem como cabeça da família tem a obrigação de interpretar isso como a vontade de Deus e procurar cumpri-la de acordo com sua consciência. Essa ideia deve ser partilhada integralmente com sua companheira, caracterizando o que deve ser um para o outro de corpo e de mente. Ao seguir essa vontade Deus implantada na consciência, podemos nos considerar dentro de um sonho. Então, nada neste mundo terá força para nos separar, enquanto casal assim formado, que sonhamos juntos, e que neste sonho estejam incluídos a formação de vários casais, todos integrados em direção à família universal, como consta da natureza do sonho.  

            Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte

            Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois

            Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte

            Que eles vivam do ontem, do hoje em função do depois

            Defendo que toda a família tenha a sua dignidade, que possa viver com todos os recursos necessários as suas necessidades. Defendo que ninguém interfira na forma como qualquer casal organize o seu lar e que tenham uma vida como desejam, com respeito mútuo, com uma meta a realizar, a de que seja construída dia a dia, no ontem, no hoje e com representação no futuro, o Reino de Deus.

            Que a família comece e termine sabendo aonde vai

            E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai

            Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor

            E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

            Procuro fazer assim, cada pessoa – no meu caso mulher – que se aproxima de mim simpatizando com o meu afeto e com a pretensão de ser uma das minhas companheiras, deve ficar ciente de tudo desde o começo e até onde vou com a construção do Reino de Deus como meta final. Sei que carrego em meus ombros a graça de ter reconhecido a vontade de Deus em minha consciência e na condição de pai devo conduzir a minha casa e todos que dentro dela formam meu lar. Não é possível eu deixar o meu ideal, o meu compromisso com Deus para seguir a vontade ou os preconceitos de qualquer pessoa. Sonho que um dia eu encontre essa mulher que seja um céu de ternura, aconchego e calor, sem querer por causa disso cobrar um preço que ofenda aos meus ideais; que deixe os nossos filhos conhecer a força que brota do meu amor, sem colocar no meio os seus instintos que exigem a doação do meu amor de forma exclusiva.

            Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!

            Abençoa, Senhor, a minha também.

            Este é um apelo que faço e que incluo em minhas orações, a bênção de Deus para a minha família ampliada, mesmo sabendo da grande dificuldade que tem minhas companheiras no convívio com harmonia, sem hipocrisia, mas sim com sinceridade, solidariedade e justiça com qualquer uma, em qualquer situação.

            Que marido e mulher tenham força de amar sem medida

            Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão

            Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida

            Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

            Este é o ideal de quem participa da minha família ampliada, que cada mulher junto comigo ou com outro companheiro que elas permitam, sejamos capazes de amar sem medida, sem preconceitos, sem exclusivismo; que tenhamos coragem de pedir ou dar o perdão a qualquer momento que sintamos que ferimos ou fomos feridos pelo próximo. As crianças sob nossa responsabilidade devem aprender desde o colo o sentido amplo da vida que vivemos e para onde estamos caminhando na construção da família universal. Em nenhum momento nossas vidas, mesmo dentro da família ampliada, devem ficar circunscritas a determinado número de pessoas, e sim, sempre procurar partilhar o pão e o afeto que está à nossa disposição, sem preconceitos ou exigências de contrapartidas.

            Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos

            Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois

            Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho

            Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois

            Quando eu e/ou qualquer mulher que aceite a convivência dentro desta família ampliada sofrerem os efeitos egoístas dos instintos, devemos ter a força moral de não trair nossos princípios, acusar ou falar mal de quem quer que seja, na presença ou principalmente na ausência. Essa traição atingirá a todos, inclusive os filhos que já estavam sendo educados dentro de uma perspectiva do Amor Incondicional, da família ampliada e da realização do Reino de Deus. Se cada pessoa introjetar em sua alma os valores completos desta família ampliada, jamais sofrerá ciúme de qualquer natureza, pois sua vida está completamente sintonizada com o Reino de Deus e está vivenciando tudo isso aqui na Terra e mesmo depois quando passar para o mundo espiritual.

            Pronto! Deixo assim comprovado que o hino que o padre Zezinho compôs certamente pensando na família nuclear, tem perfeita adaptação para a família ampliada, e acredito que, dentro desta família ampliada, exista mais condição de ser aplicada do que dentro daquela outra família, a nuclear. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 24/01/2015 às 00h59