Jesus é considerado pela doutrina espírita como o governador espiritual da Terra. É bem interessante, lógico e prático esse conceito. Como observamos uma hierarquia temporal no mundo material onde cada região tem seus níveis de gerenciamento político, como prefeito, governador, presidente, etc., no mundo espiritual, onde a vida real acontece com mais profundidade e proximidade com Deus, deve ser essa dimensão espiritual superior à dimensão material. Como sabemos que Jesus veio ao mundo material em missão dada pelo Pai, para ensinar o caminho, a verdade e a vida, e como ele é considerado por todos que conhecem a sua vida e as suas lições, como a personalidade mais evoluída que já viveu entre nós, podemos concluir que ele exerça no mundo espiritual um alto cargo político e gerencial para nossas vidas em qualquer plano da existência. O cargo de governador do planeta não agride nossa inteligência ou à lógica. Em decorrência disso, todos que estamos engajados na vida, encarnados ou não, que procuramos seguir suas lições, também passamos a exercer um cargo espiritual que deve ser ligado a ele e hierarquicamente superior a qualquer cargo que venhamos exercer no mundo material e que nos permite viver com dignidade.
Vou colocar como exemplo o meu caso. Fui educado e me capacitei a exercer uma profissão dentro do mercado de trabalho da minha comunidade. Mas além desses cargos também exerço tarefas que cumprem as exigências espirituais. Tenho a tarefa de estudar para sair da ignorância e me aproximar cada vez mais da verdade, como faço nos estudos espirituais das terças feiras à noite; tenho um trabalho de educação espiritual e emocional aos dependentes químicos nas noites de sexta-feira, na Cruzada dos Militares Espíritas, onde exerço a caridade, principalmente; tenho um estudo prático nas quartas feiras à noite, na Casa de Caridade, onde procuro desenvolver minhas habilidades mediúnicas. Porém, é no trabalho das quintas feiras à noite na Associação de Moradores e Amigos da Praia do Meio (AMA-PM) que mais me aproximo dessa hierarquia política onde Jesus é o governador. O nosso grupo está consciente que foi convocado por Deus para executar as tarefas necessárias sob o comando de Jesus. O presidente da Associação corresponde ao prefeito da comunidade e cada companheiro que assume uma determinada tarefa é considerado seus secretários. A minha participação nessa hierarquia está mais coerente com o trabalho de um profeta de Deus ou apóstolo de Jesus. Alguém que tem a responsabilidade de trazer para o grupo textos que representam a vontade de Deus ou as ordens de Jesus. Isso ficou muito claro ao ser elaborado o Projeto Foco de Luz que deu início a tudo e no qual foi incluída como observação importante a ser cumprida por todos, as normas de conduta que são todas baseadas no Evangelho. Da mesma forma, quando foi construído o Estatuto Social da AMA-PM foi incluída em posição de destaque essas mesmas Normas de Conduta de natureza evangélica.
Reflito ainda que a minha participação no grupo parece mais com aquela do profeta Samuel que com a permissão de Deus ungiu o primeiro rei de Israel, Saul, e depois, com a mesma orientação divina foi à procura do segundo rei, aquele que deveria substituir Saul, numa família de pastores, o pequeno Davi.
Dessa forma sinto orgulho de sentir que desempenho essa tarefa e cargo espiritual, sob o comando do meu governador, Jesus, muito mais que as minhas conquistas acadêmicas e financeiras no campo material, pois deixo tudo isso subordinado aos valores espirituais.