Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
08/10/2015 00h01
FUNÇÕES DA EXPERIÊNCIA HUMANA

            Estamos, nós humanos, dentro do reino animal, e com os animais dividimos a maioria das funções fisiológicas e psicológicas. À nível neurológico e cerebral, principalmente, possuímos uma maior complexidade de funções estruturadas nos bilhões de neurônios que possuímos dentro da massa intracraniana.

            Posso dizer que as funções que mais se sobressaem na experiência humana são o pensamento, sentimento e ação. O pensamento se exprime dentro da positividade com as virtudes da sabedoria e da verdade; o sentimento com as virtudes do amor, empatia e devoção; e a ação pelo uso correto do livre arbítrio, nas manifestações físicas subordinadas ao Amor Incondicional.

            O corpo pode ser dissecado esotericamente nos três centros que correspondem a essas funções: cabeça (pensamento), coração (sentimento) e ventre (ação). Toda pessoa tende a gravitar, primariamente, em torno de um desses níveis energéticos da experiência.

            Associando o conhecimento oriental dos chacras a esses níveis energéticos desenvolvidos no ocidente, podemos compreender a seguinte disposição sobre os sete principais chacras: o primeiro, do pensamento, estaria associado os três chacras superiores, coronário (espiritualidade), frontal (conhecimento) e laríngeo (sabedoria); o terceiro, da ação, estaria associados aos três chacras inferiores, Plexo solar (poder pessoal/ação), umbilical (criatividade/sexualidade) e básico (vontade de viver/mundo material); e, entre esses seis chacras vamos encontrar o segundo, o chacra cardíaco (equilíbrio).

            Dentro de uma perspectiva metafórica, a compreensão de corpo e sua expressão energética pode ser aplicada a um grupo, como por exemplo, o grupo de apóstolos do Cristo. Neste modelo especial do corpo, Jesus é a perfeita luz crística em seu centro, que permeia todos os elementos e se expande no entorno de sua influência. O apóstolo Tomé representa a “cabeça” desse corpo, João o “coração” e Pedro o “ventre”.

            Tomé era o intelectual, o cientista, o cético, que necessitava da prova observável antes de aceitar um fenômeno como fato. A cultura ocidental considera a orientação científica como o melhor modelo para compreender a vida e reagir a ela. Mesmo em círculos religiosos a energia da cabeça quase sempre está preponderando. Um cristão que procura seguir as lições de Jesus, exibe a visão de mundo tolerante e flexível, mas ainda assim cética, associada a perspectiva de Tome.

            João foi o único apóstolo a ficar com Jesus ao pé da cruz e escreveu extensamente sobre o amor em suas epístolas. O texto seguinte exemplifica bem: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus e qualquer que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (I Jo. 4:7-8). O Evangelho de Jesus, mesmo com muitas facetas, acima de todas está o amor. A experiência da luz crística permeia todo o nosso ser, mas tem seu verdadeiro centro no coração. A ternura espontânea e o serviço caritativo brotam daqueles que tiveram o coração despertado pelo Cristo. O elevado ideal de João, do Amor Incondicional, constitui o objetivo de muito seguidores de Jesus, como é o meu caso, dentro das minhas particularidades e idiossincrasias. Sei porém que, poucos compreendem quanto mais atingem esse ápice da experiência anímica cristã, mas muitos progridem além do que ele próprio esperava e enriquecem a vida daqueles que convivem com eles, mesmo que traga as dores pela falta da presença constante.

            Pedro é o apóstolo que melhor encarna a energia da ação, com sua personalidade vigorosa e dominadora, que tendia a agir espontânea e decisivamente pelo instinto, e nem sempre com muita prudência. Observamos isso nessa passagem escrita por João (18:10-11): “Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não beberei eu do cálice que o Pai me deu?”. Este é o domínio da ação, da esfera do poder e da realização, de alicerçar as abstrações espirituais em realidades concretas. São as pessoas mergulhadas nessa energia que movem, sacodem e constroem o mundo, guiados mais pelo instinto que pelo intelecto. Este é o domínio pelo qual o Espírito Santo nos dirige em meio aos labirintos da existência para construirmos o Reino de Deus.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/10/2015 às 00h01