Como fiquei motivado com os textos anteriores relacionados com a espiritualidade, resolvi fazer neste dia um questionário para ajudar aqueles que desejam se exercitar na arte de amar, seguindo os parâmetros metodológicos da Reforma Íntima, também já citado neste espaço.
Vou inicialmente reproduzir o que Paulo disse na Primeira Epístola aos Coríntios (13:1-13), mesmo sendo repetitivo, pois já fiz essa reprodução em outro momento:
Este é o material que Paulo deixou escrito e que ninguém consegue fazer a sua aplicação na prática. Até mesmo as pessoas que estão sempre visitando os templos, com os livros sagrados nas mãos, mesmo que eles próprios sejam pastores de almas, que tenham toda a responsabilidade de praticar essa orientação de Paulo, não é isso que se observa. Muitos não conseguem nem entender a proposta de Paulo, quanto mais colocar na prática.
Talvez eu não consiga colocar tudo na prática, tenho consciência disso, mas pelo menos já entendo o que ele quis dizer e sinto que pode sim, ser aplicado. São esses pontos do Amor/Caridade que deverei trabalhar num questionário para ser usado tanto por mim quanto por meus pacientes: paciência, bondade, ausência de inveja, ausência de orgulho, ausência de arrogância, ausência de escândalo, ausência de irritação, ausência de rancor, ausência de injustiça, prática da verdade, tudo desculpar, tudo crê, tudo esperar e tudo suportar. Parece ser uma utopia a realização desses itens, mas me parece que essa seja a constituição do Reino de Deus do qual queremos ser cidadãos.