Este conceito de Milagre parecia antes, para mim, algo que estava fora dos limites da normalidade, da Natureza; algo fantástico que só pessoas muito especiais podiam obter de Deus, o único que pode reverter as leis da Natureza que Ele mesmo criou.
Vendo as lições de Jesus e o seu poder de fazer milagres acontecerem, mais uma vez me pareceu que Ele estava tão ligado a Deus, na condição de filho, que Ele mesmo dizia, que também provocava alterações nas leis da Natureza. Dentre os seus milagres, o que pareceu mais fantástico foi a ressurreição de Lázaro, um morto voltar para a condição de vivo.
Ao ler Huberto Hohden, “Ciência, Milagre e Oração, são compatíveis?” tive uma compreensão melhor do que seria um milagre. Ele nega redondamente que o milagre seja uma exceção dessas leis. Afirma que o milagre é a mais brilhante confirmação das leis da Natureza. Ou o milagre é compatível com as leis da Natureza ou o milagre não é de Deus. Não é possível que haja contradição nas obras de Deus. Como aceitar o milagre, algo fora da Natureza, se tudo que existe foi Deus que criou e que é representado pela Natureza? Se o milagre não é da Natureza, então foi criado por outra força estranha a Deus. Isso seria possível? A lógica diz que não!
O Cristo real é absolutamente inconcebível sem o milagre, porque o milagre o revela como soberano de todas as forças da Natureza. O cristianismo não é um sistema de doutrinas éticas, o cristianismo é um fato objetivo, uma grandiosa realidade histórica, permanente, é a mais estupenda invasão do mundo divino no mundo humano. Ideias e doutrinas não dão forças – toda a força vem da realidade.
Pelo milagre o Cristo provou que é sabedor de todas as leis da Natureza e que pode usá-las como entender, espontaneamente, sem a menor violência contra essas leis. O homem meramente sensitivo é escravo das leis da Natureza. O homem intelectual é escravocrata da Natureza, tratando-a como um tirano trata a seu escravo. Mas o homem espiritual, racional, cósmico, o homem integral, o Cristo ou o homem cristificado, não é nem escravo nem escravocrata da Natureza – é amigo e aliado da mesma, e por isto coopera pacificamente com a Natureza, como amigo e aliado.
O taumaturgo por força intrínseca prova que chegou ao fim da sua jornada deixando de ser tanto escravo como escravocrata da Natureza. O Cristo a sua plena maturidade humana e adultez espiritual pelo fato de cooperar pacífica e espontaneamente com todas as leis da Natureza. Nunca falhou. O homem que domina a Natureza apenas mentalmente possui um domínio parcial, precário, incerto, porque violento, compulsório, e é por isto que muitas vezes falha na sua mágica milagreira. Mas o homem espiritual não pode falhar, porque o seu domínio é absoluto e espontâneo.
Toda a confusão que reina nesse setor vem do costume de identificarmos a Natureza com aquele pequenino fragmento da Natureza por nós conhecido. Quando então uma força da parte desconhecida da Natureza invade subitamente a parte conhecida da mesma, temos a impressão de ter acontecido algo fora ou até contra as leis da Natureza. É assim que procedem todos os que identificam a Natureza como a fraçãozinha que dela conhecem e constroem a sua filosofia sobre esse pequeno fragmento.
Os milagres de Jesus e dos seus discípulos, de todos os tempos e países, ultrapassam grandemente as fronteiras do abc e da tabuada da nossa ciência material, que certa gente convencionou chamar “a natureza”, mas não ultrapassam as fronteiras da verdadeira Natureza absoluta, porque essa Natureza é o próprio Deus, o infinito, o absoluto, o Todo, a Essência do Universo, para além do que nada existe, porque o Todo abrange tudo que é real.
Que acontece, pois, quando alguém realiza um milagre? Acontece o seguinte. O taumaturgo aplica uma lei natural que está para além das fronteiras do mundo material conhecido, da física, da química de laboratório, mas não está fora da Natureza absoluta e total, porque fora dela nada está.
Que é que existe para além das forças conhecidas materiais da Natureza? Existem as forças mentais e as espirituais. Estas últimas podem ser chamadas de racionais, uma vez que Deus mesmo é a Razão, o eterno Lógos, pelo qual foi feito todas as coisas. Mas tanto o material, como o mental e o espiritual fazem parte da Natureza.
Assim, o milagre é anticientífico para os analfabetos ou semialfabetizados do grande livro da Natureza, mas para os universitários da razão e do espírito é o milagre a mais brilhante confirmação das leis da Natureza.