Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/04/2016 23h59
FREI ANSELMO FRACASSO

Na leitura do “Encontro diário com Deus, 2016”, do dia 21-04, tem um pensamento sobre o amor, do Frei Anselmo Fracasso, OFM, que achei bem prático, capaz de ser colocado em ação:

“Quanto mais você amar, tanto maior será seu desejo de servir e de ser útil. Na medida em que cresce o amor, aumenta o desejo de desprendimento e a vontade de se dedicar aos outros. Na arte de amar, seja como o sol que ilumina e aquece sem ser solicitado. O amor colhe e recolhe, não para reter, mas para dar, não para possuir, mas para oferecer. Crescendo o desprendimento do seu amor, crescerá também a felicidade de sua vida.”

Qualquer pessoa que leia esse texto, se estiver sintonizado com a mensagem do Cristo, se quiser fazer a vontade de Deus colocando o seu corpo como instrumento desse propósito, vai considerar perfeito, que é isso que deve ser feito na realidade. Mas, saltar da teoria à prática pode parecer uma coisa fácil, à primeira vista, principalmente aqueles que começam agora a trilhar o caminho da espiritualidade.

Eu, que me considero uma pessoa que adquiriu um bom nível de espiritualidade, que já tenho a firme intenção de fazer a vontade do Pai da forma que Ele colocou na minha consciência, mesmo assim quando releio esse texto uma segunda vez, vejo que a prática que eu pretendia fazer na primeira leitura pouco se realizou com objetividade. Até mesmo o esquecimento do conteúdo do texto foge da consciência no momento de agir. Pode ser até que, e eu acredito nisso, esse conteúdo esteja guardado no inconsciente.

Mas, pensando melhor, parece que é importante que assim seja. Os conceitos sobre o amor e a determinação de coloca-los na prática devem ficar guardados no inconsciente, e capaz de influenciar as decisões do cotidiano, mesmo que essas decisões sejam tomadas sem que a pessoa perceba que está sendo obedecido aquele texto que foi considerado tão importante.

Parece que esse é o real motor que impulsiona o comportamento, as intenções que são guardadas no inconsciente. Se eu tenho a determinação de guardar os princípios espiritualistas, qualquer texto que tiver ao meu alcance com esse conteúdo, pode ser incorporado a esse conjunto inconsciente, pois tem a mesma vibração. Mas, se a pessoa tem interesses materialistas, o texto espiritual pode até ser louvado como positivo e que deve ser colocado em prática, mas esse conteúdo espiritual não vai ser armazenado no inconsciente para ser colocado em prática na primeira oportunidade. Pelo contrário, ele irá ser jogado no inconsciente mais profundo ainda, controlado pelo inconsciente materialista que está mais na superfície.

Esse jogo de armazenamento parece ser um modelo bom para ser aplicado em nossas experiências psicológicas. Podemos explicar assim porque uma pessoa que já teve conhecimento de tudo que é positivo, já sabe sobre a lei do amor, essa pessoa mesmo assim pratica atos egoístas em detrimento do próximo. Lá no fundo do seu inconsciente ele sabe que está fazendo algo errado, algo contra a lei do amor, mas as forças materialista que estão organizadas mais a nível de superfície, irão se exteriorizar com muito maior facilidade.

Por isso eu sinto que já me movimento dentro dos relacionamentos com uma firmeza cada vez maior, de que estou cumprindo a lei do amor e obedecendo a vontade de Deus, mesmo que pessoas ao meu lado reclamem por se sentirem prejudicadas em alguma forma de comportamento. Mas tenho certeza de que não engano ninguém e que sei das consequências que muita gente sofre ao ficar perto de mim com a expectativa de alcançar algo do seu interesse pessoal.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/04/2016 às 23h59