Sempre no dia de hoje, dia do trabalho, os trabalhadores são convocados a sair nas ruas com bandeiras, cartazes e camisas para exigirem a correção dos erros que seus patrões ou as circunstâncias provocam em suas vidas, quanto aos salários ou às condições de trabalho na qual labutam. Sempre vejo coerência naquilo que é pedido ou exigido e aquilo que realmente acontece na vida deles, mesmo que exista algum tipo de exagero.
Porém, neste ano as coisas foram muito diferentes. Este é um ano que o país atravessa uma forte crise política e financeira por incompetência administrativa e principalmente por forte corrupção em todos os cofres estatais. Essa situação se abate com certeza nos trabalhadores, quer seja no nível de desemprego, na alta da inflação ou na impossibilidade de corrigir os salários.
No entanto, não se observa nenhuma manifestação contra essa incompetência e essa corrupção que foram a geratriz de todos os problemas na área do trabalho. Daí percebermos como é maléfica a associação dos interesses dos trabalhadores com os interesse político-partidários. Ficam os trabalhadores como marionetes de suas lideranças que são cooptadas pelas lideranças de suas facções trabalhistas. O fruto da corrupção passa a alimentar os dirigentes tanto políticos como sindicalizados, a verdade fica escamoteada em função desses interesses deletérios e a massa que se sente privilegiada ou ameaçada de perder os privilégios enchem as ruas com suas bandeiras e brados, as vezes com violência, sempre usando óculos de uma só lente. Felizmente essas pessoas não correspondem à maioria da nação; infelizmente a maioria da nação não tem a consciência crítica de usar óculos com duas lentes, que possam ver seus benefícios, mas também os prejuízos que talvez a aquisição desses benefícios esteja trazendo à nação. E isso não significa que só usam esses óculos seletivos aqueles ignorantes que não sabem ler. Pelo contrário, são aquelas pessoas consideradas de bom estudo e grau cultural, com doutorados ou reconhecidos pela verve artística, que causam os maiores estragos com sua visão caolha. Isso porque as suas palavras tem o poder de induzir ao erro grande parte da maioria que não consegue colocar nos olhos nenhum tipo de óculos, que lutam para sobreviver sob a motivação instintiva do estômago.
Posso ser acusado por essas pessoas que aqui critico que também posso estar usando óculos que somente foca na minha maneira de ver o mundo. Acontece que posso trazer os resultados do mundo que eu vejo para ser analisado por todos os interessados de forma lógica, considerando as lições da história e a capacidade refletiva do presente para o futuro. Fazendo isso de forma coerente, transparente e sem subterfúgios, a verdade irá aparecer e poderemos concluir que contra os fatos não há argumentos.
Espero que essa paixão açodada que tomou conta de boa parte de nossa intelectualidade, desperte para a verdade que está sendo parida à fórceps pela justiça, e que eles venham somar suas vozes ao brado do povo revoltado nas ruas como antes faziam, principalmente a universidade brasileira nas famosas reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.