Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/05/2016 23h59
AUTODESCOBRIMENTO (10) – CONSCIÊNCIA RESPONSÁVEL

            O ser responsável cumpre fielmente seus deveres, responde pelos seus próprios atos, e torna o seu caráter moral, quando defende sempre a ética. Lembra uma frase judaica que diz: “A grande responsabilidade do ser humano consiste em saber discernir. O mundo espera que cada um de nós assuma esta importante tarefa do justo equilíbrio”.

            A responsabilidade pode ser deferida, pode ser delegada por lei humana na definição das profissões, por exemplo, ou por Deus, quando a sentimos fazer parte da nossa consciência. A pessoa deve reconhecer e cumprir os estatutos que foram aceitos pela coletividade e referendados pela justiça, estabelecendo assim os valores e compromissos que prevalecem na escalada da evolução.

            A conscientização da necessidade do reto caminhar leva a compreensão que devemos aproveitar as diversas experiência que a vida nos traz, pois isso conduz ao amadurecimento dentro do projeto de evolução saudável. Chico Xavier acreditava que a importância do Evangelho de Jesus em nossa evolução espiritual, é semelhante a importância do sol na sustentação da nossa vida física.

            A compreensão de tal responsabilidade nos motiva a evitar a exclusividade estrita da letra com tanto rigor dos livros espirituais, no cumprimento dos mínimos detalhes. Devemos em primeiro lugar sondar as devidas necessidades e assim caminhar mais rápido em direção ao engrandecimento.

            Fica uma pergunta no ar.... Responsabilidade de quem? Para quem? Isso pode dar margens a crimes, crueldade, agressividade, ao ser obedecido ordens injustas dentro de uma obediência cega. Fica como o exemplo as ordens dos nazistas e o holocausto judeu, onde uma nação toda se comprometeu dentro dos mais bizarros comportamentos que seguiam uma determinada hierarquia.

            Nesse caso de uma ação tão deteriorada para o comportamento humano vale a pergunta; isso é uma responsabilidade ou submissão? E se a pessoa tem essa tendência de submissão, qual seria suas características? Tímidos? Medrosos? Pusilânimes? Aproveitadores? Seria esse o caso da nação alemã, principalmente o Reichstag, parlamento alemão, sobre o domínio do Partido Nazista?

            A responsabilidade verdadeira resulta do amadurecimento psicológico, da vivência das experiências humanas, da harmonia do dever com a compreensão das necessidades do outro, e da conciliação do cumprimento das atividades próprias com as circunstâncias. Não pode compactuar com a delinquência e ignorar os deveres da vida.

            Na questão 582 do “Livro dos Espíritos” temos a seguinte resposta: “É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa, dando aquele uma organização débil e delicada, o que torna propício a todas as impressões.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/05/2016 às 23h59