E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, o que é preciso que eu faça para possuir a vida eterna? Jesus lhe respondeu: que está escrito na lei? Que ledes nela? Ele lhe respondeu: amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as vossas forças e de todo o vosso espírito, e vosso próximo como a vós mesmo. Jesus lhe disse: respondeste muito bem; fazei isso e viverás. Mas esse homem, querendo parecer que era justo, disse a Jesus: e quem é o meu próximo? E Jesus tomando a palavra, lhe disse:
“Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de ladrões que o despojaram, cobriram-no de feridas e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu, em seguida, que um sacerdote descia pelo mesmo caminho e tendo-o percebido passou do outro lado. Um levita, que veio também para o mesmo lugar, tendo-o considerado, passou ainda do outro lado. Mas um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde estava esse homem, e tendo-o visto, foi tocado de compaixão por ele. Aproximou-se, pois, dele, derramou óleo e vinho em suas feridas e as enfaixou; e tendo-o colocado sobre seu cavalo, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e as deu ao hospedeiro, dizendo: tende bastante cuidado com este homem, e tudo que despenderdes a mais, eu vos restituirei no meu regresso.”
Qual desses três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? O doutor lhe respondeu: aquele que exerceu a misericórdia para com ele. Ide pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo. (Lucas, 10:25-37)
O Mestre aproveita-se de uma realidade material, como a que vivemos na atualidade, cheio de ladrões por onde vamos, para evocar as realidades de cunho moral e espiritual. Jesus escolhe o samaritano, considerado desprezado e herético pelos judeus ortodoxos. O interessante é que a referida parábola foi proposta a um doutor da lei, a um judeu da alta sociedade que, para tentar o Mestre, foi interroga-lo sobre a vida eterna. O judeu doutor não ignorava os mandamentos, mas não os punha em prática. Do mesmo modo pode-se falar dos sacerdotes, que conheciam perfeitamente a lei, mas não a punha também em prática. Por fim, o viajante ferido pode ser comparado a Humanidade saqueada de seus bens espirituais e de sua liberdade, pelos poderosos do mundo.
Há uma ideia dominante nesta parábola: a da felicidade que espera o justo cumpridor da lei do amor, e por outro lado, da infelicidade reservada ao mau ou hipócrita, que mesmo conhecendo a lei e orientando para cumprir, ele mesmo não faz.
Jesus não fala das convenções externas da religião, simplesmente quer exaltar a caridade, o único meio de salvação da alma. É por essa razão que coloca o samaritano, considerado herético, acima do ortodoxo que falta com a caridade.