Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
02/08/2016 10h44
PRECONCEITOS E BÍBLIA

            Noto que muitos dos preconceitos que giram ao nosso redor tem sua base de afirmação na Bíblia. Foi o que aconteceu com uma radialista americana, Laura Schlessinger, homofóbica, que recebeu uma carta-resposta sobre o seguinte comentário que ela fez em seu programa: “A homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 (Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;) e não pode ser perdoada em qualquer circunstância.”

            Em função disso um cidadão americano, que preferiu o anonimato, fez uma carta, disponibilizada e traduzida na internet.

            “Cara Dra. Laura.

            Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu programa, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quanto posso.

            Quando alguém tenta defender a homossexualidade, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim de debate.

            Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:

  1. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo mata-los por heresia?
  2. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em êxodo 21:7. Na época atual, qual acha que seria um preço justo por ela?
  3. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como é que eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
  4. Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode me esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
  5. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a mata-lo eu mesmo?
  6. Tenho um amigo que gosta de comer moluscos, sendo que este comportamento é abominação (Levítico 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade? Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
  7. Levítico 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
  8. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levítico 19:27. Como eles devem morrer?
  9. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levítico 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
  10. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levítico 24:10-16)? Nós não podíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada como deve ser feito com as pessoas que mantém relações sexuais com seus sogros (Levítico 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

 

Seu discípulo e fã

(nome mantido em sigilo)

 

Levítico é o terceiro livro da Bíblia, vem depois do livro do Êxodo, antes de Números. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria é tradicionalmente, atribuída a Moisés. Recebe essa denominação porque contém a Lei dos sacerdotes da Tribo de Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo. É um livro teocrático, isto é, seu caráter é legislativo. Possui ainda em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário litúrgico entre outras normas e legislações que regularizam a religião. A leitura de Levítico é como ler uma imensa carta de ordens e obrigações, e dispara contra vários aspectos da vida, contra diversos animais (contraditoriamente a ideia de que as plantas e animais são feitos por Deus), e propaga uma infinidade de preconceitos.

Sabemos que todos estamos submetidos à lei da evolução em todos os planos, no material, através da maior competência em manter a sobrevivência dos gens, e no plano espiritual, ao privilegiar a evolução moral e deixar em segundo plano os interesses egoístas dos instintos animais. Portanto, um Livro que é escrito há milhares de anos, não pode exigir a imutabilidade dos seus ensinamentos, mesmo que para isso use o nome de Deus, pois entraria em franca contradição, pois a evolução é uma das principais leis de Deus. Tudo isso fica mais complicado e até perverso, quando eu escolho alguns itens dessas leis escritas pelo punho humano para exigir a sua observância e deixo de lado outros aspectos que pertencem também ao mesmo código de leis.

Parabenizo ao autor dessa carta que transcrevi acima, pois coloca de forma educada e contundente tamanha incoerência da radialista americana.

 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 02/08/2016 às 10h44