As duas lojas no Shopping de artesanato Mãos de Arte começam a funcionar no novo espaço do andar térreo, com a mesma meta de oferecer aos turistas que vem à Natal, exclusivamente a arte e a cultura do Rio Grande do Norte.
Fui à Banca da Sétima Arte, na Cidade Alta, onde são produzidos em DVDs os filmes e documentários clássicos, mas não encontrei muitos trabalhos dentro desta meta. Consegui comprar apenas dois títulos, mas acredito que essa Banca possa ser uma ótima parceira. Vou procurar falar com o proprietário e ver a possibilidade dele fazer uma busca ativa nos arquivos que fala sobre as diversas personalidades do Estado e colocar esse material em nossa loja, como ele coloca na dele, uma espécie de consignação.
Também fiquei a refletir, posso fazer uma pesquisa na net e fazer o trabalho amador sobre essas diversas personalidades, gravar em DVD e comercializar.
Acredito que exista uma grande fonte de trabalho na net, no levantamento dessas informações e que pode ser mais aprofundado, caso possa envolver o Departamento de Comunicação da UFRN para entrevistar essas personalidades ou os seus familiares. Também pode ser investigado os arquivos desse Departamento, pois existe ações já desenvolvidas no sentido de gravar a memória desses personagens. Estas é a loja da Cultura.
A loja da arte tem o foco de colocar o artesanato que é feito em cada município do Estado. A ideia é que o turista ao entrar na loja possa perceber todo o tipo de artesanato feito no Estado, qual a região a que pertence e quais as suas principais personalidades.
As duas lojas se completam, cada uma com suas características. Pode ser que algum produto fora desse foco regional possa ser oferecido, mas sempre terá um caráter de exceção, e com uma devida justificativa.
Sei que esse trabalho para pegar ritmo vai gastar um determinado tempo, que implica na capacitação dos vendedores entenderem a ideia e ter condições de passar a mensagem devida a quem procura.
O material de divulgação que deve ser feito, tem que abordar com ênfase essas questões regionais, com a possibilidade de ser construído pelo menos dois banners, para ser colocado um na frente do Shopping e outro na frente da loja.
O equipamento de DVD deve ser instalado e ficar sempre em funcionamento, passando os documentários das personalidades da época, que, com certeza, por ter foco na cultura, será Câmara Cascudo o mais divulgado e apresentado.
É interessante que a passagem constante desses documentários fará parte da capacitação cultural dos vendedores.
O material de divulgação também deverá ser distribuído mensalmente nos hotéis da cidade. Os meio de comunicação também devem ser alimentados com as informações pertinentes ao trabalho da loja. As revistas de informações turísticas e que são distribuídas gratuitamente dentro do setor, também devem ser contatas tanto para receber os exemplares para distribuir aos turistas, quanto veicular matérias de interesse da loja.